Embora os gestores possam ter um forte senso da direção estratégica da sua organização, muitas vezes não têm uma compreensão mais profunda das percepções, sentimentos e atitudes dos seus liderados. Essa falta de entendimento muitas vezes leva as organizações a desperdiçar seu recurso mais valioso: seus colaboradores.
Os estudos demonstram repetidamente que a baixa autoestima e a falta de motivação têm um impacto negativo na produtividade da empresa. Organizações bem-sucedidas compreendem as necessidades e desejos de seus funcionários e trabalham para criar um ambiente positivo em que as pessoas possam prosperar.
Pesquisas sobre clima organizacional são poderosas ferramentas para identificar os pontos fortes e fracos da organização. Os resultados dessas pesquisas também fornecem uma base para um planejamento de ações eficazes para o desenvolvimento do colaborador e uma mudança organizacional.
Quer saber como fazer uma boa pesquisa de clima organizacional na sua empresa? Então você está no lugar certo! Confira estas 4 dicas riquíssimas que foram preparadas para você!
1. Entenda a fundo o que é clima organizacional
Então, o que exatamente é um clima organizacional? No seu nível mais básico, clima organizacional se refere a percepções compartilhadas do empregado sobre seu ambiente de trabalho.
O clima é um estado duradouro que afeta o comportamento e como o trabalho é feito. Alguns aspectos do ambiente que afetam a cultura incluem: moral, confiança, liderança, trabalho em equipe, recompensas, reconhecimento, benefícios e resolução de conflitos. Basicamente, o clima é a atmosfera interna da organização.
2. Saiba quais resultados você quer retirar da pesquisa
Uma pesquisa de clima organizacional é como um relatório que quantifica atitudes e convicções. Os resultados podem ajudar a criar uma imagem holística da organização e permitir que a empresa aproveite seus pontos fortes. O feedback também destaca questões que podem estar inibindo o sucesso individual e organizacional.
Enquanto os indivíduos podem se sentir inibidos de serem abertos e honestos em entrevistas individuais, pesquisas anônimas podem ajudar a identificar a causa da rotatividade de funcionários e descrever o impacto dos programas e políticas atuais. As pesquisas também dão aos funcionários a oportunidade de descrever sua cultura desejada.
Além disso, as organizações podem estabelecer uma referência para avaliar as mudanças no desempenho geral ao longo do tempo. Com esse contato, a gerência pode demonstrar que se preocupam com seus empregados, tomando ações baseadas nos resultados.
3. Garanta um passo a passo bem definido e criterioso
Existem várias etapas fundamentais na condução de uma pesquisa de clima organizacional bem-sucedida. Primeiro, como dito anteriormente, a organização deve determinar as metas e objetivos do processo de pesquisa. Em segundo lugar, a organização deve desenvolver uma pesquisa com base nesses objetivos. O próximo passo é crítico, mas muitas vezes ignorado – deve-se conduzir uma orientação para explicar o propósito e a importância do processo.
As medidas de confidencialidade devem ser explicadas e os avaliadores devem ser informados sobre o que acontecerá com o relatório final e quem receberá os resultados. Geralmente, os funcionários recebem duas semanas para completar o levantamento e, se for conduzido por meio de um sistema baseado na web, os resultados podem ser gerados quase que imediatamente.
4. Comunique-se de forma efetiva os resultados
A fase de relatório deste processo é importantíssima para o planejamento de ações. O relatório deve ser dividido em departamentos ou divisões e deve incluir avaliações numéricas e comentários. Os gerentes de cada área precisam estabelecer metas e planos de ação específicos para melhoria.
Todos na organização devem receber um resumo dos resultados com estratégias de melhoria em anexo. As pessoas precisam saber que gastaram seu valioso tempo preenchendo uma pesquisa e elas foram ouvidas. Se os empregados não sentem que a pesquisa mudou as coisas para melhor, na melhor das hipóteses, eles não vão querer completar pesquisas futuras, e, na pior das hipóteses, eles se tornarão ainda mais desmotivados.
Se você não sabe onde você está indo, você provavelmente vai acabar exatamente onde você está. Mas se você sabe onde você está, você pode determinar melhor onde você quer ir e como chegar lá!
E agora, já sabe planejar a próxima pesquisa de clima organizacional da sua empresa? Confira esta e outras dicas incríveis em nossas redes sociais (Facebook, Youtube, Instagram e Linkedin)!