A tecnologia está transformando a maneira como interagimos com vários pontos de nossas vidas. E você sabia que os alimentos também fazem parte dessa revolução?

Um bom exemplo disso é a realidade aumentada (também chamada de RA), que surge como uma ferramenta poderosa para revolucionar a experiência gastronômica em eventos corporativos.

Mas como exatamente a RA pode ser aplicada nesse contexto? E por que sua empresa deveria considerar essa inovação? Vamos tirar todas essas dúvidas. Boa leitura!

O que é a realidade aumentada e como ela impacta a Gastronomia?

E aí, pronto para começar? Então, vamos lá! A realidade aumentada é uma tecnologia que sobrepõe elementos digitais (imagens, informações, animações) ao mundo real, usando dispositivos como smartphones, tablets ou óculos especiais.

Na Gastronomia, ela facilita a:

  • interação imersiva com pratos e cardápios;
  • informações nutricionais em tempo real;
  • experiências personalizadas para os convidados.

Com esse tipo de tecnologia, os eventos corporativos podem se tornar mais dinâmicos, memoráveis e engajadores.

Conheça 4 formas de implementar a RA na experiência gastronômica!

Interessante, não é mesmo? Mas, afinal, como podemos fazer isso acontecer e colocar essa tecnologia em prática no meio gastronômico? Confira algumas dicas a seguir!

1. Cardápio interativo com visualização 3D

Imagine os colaboradores visualizando os pratos em 3D antes mesmo de fazerem o pedido? Coisa chique! Com a RA, é possível fazer com que isso aconteça e, consequentemente, melhorar a satisfação deles com os pratos solicitados.

Por exemplo, o recurso permite que o cliente possa girar, ampliar e explorar os ingredientes de cada refeição. Além disso, assim fica mais fácil visualizar informações nutricionais detalhadas, como as calorias e os possíveis alergênicos, trazendo mais segurança para momento da refeição.

2. Personalização de recomendações

Outra vantagem é que a realidade aumentada pode recomendar pratos com base em:

  • preferências alimentares, como os preparos vegetarianos ou sem glúten;
  • histórico de consumo, se disponível em sistemas integrados;
  • objetivos de saúde, como pratos low carb e com alta taxa de proteína.

O diferencial disso é que a prática aumenta a satisfação ao oferecer opções sob medida para cada participante.

3. Experiências imersivas com a origem dos alimentos

Que tal contar a história do prato enquanto os convidados se servem? Com a RA, é possível trabalhar o storytelling de uma maneira única!

Uma possibilidade interessante é a de explicar o processo de criação do chef e contar a história daquele prato, além de destacar benefícios sustentáveis (exemplo: “este prato utiliza ingredientes locais”).

4. Jogos e dinâmicas com temática gastronômica

Em eventos corporativos e público específicos, a realidade aumentada pode ser usada para otimizar a experiência dos envolvidos.

Isso pode ser feito com o auxílio de brincadeiras (como a caça ao tesouro, com a inclusão de pesquisa de ingredientes pelo espaço do restaurante) ou a implementação de um quiz envolvendo o prato escolhido pelo cliente.

Essa prática não funciona em todos os ambientes, mas quando funciona… é diversão na certa e aumenta o engajamento, deixando o evento mais descontraído!

Por que usar realidade aumentada em eventos corporativos?

Gostou de aprender mais? Para fecharmos, é importante que você entenda que os eventos com RA gastronômica se destacam porque:

  • melhoram a experiência dos participantes;
  • transmitem inovação (reforçando a imagem da empresa);
  • educam de forma lúdica e divertida sobre alimentação saudável;
  • geram “buzz” nas redes sociais (com compartilhamento de fotos e vídeos).

Como você viu, a realidade aumentada está reinventando a gastronomia corporativa, tornando eventos mais interativos, personalizados e memoráveis. Se sua empresa busca diferenciação e engajamento, essa pode ser a solução ideal!

Quer receber mais conteúdos sobre tecnologia e gastronomia corporativa? Assine nossa newsletter e fique por dentro das novidades!