O sucesso de uma empresa está relacionado a diversos fatores, especialmente mercadológicos, estratégicos e gerenciais. Nesse sentido, a experiência do funcionário é um elemento primordial e que tem total influência no desempenho de um negócio.
Trata-se de um conceito que determina o nível de engajamento da equipe e o bem-estar organizacional em uma empresa. São aspectos que impactam diretamente a produtividade, a qualidade e o relacionamento com o cliente, pilares para o crescimento.
Você se interessou pelo assunto? Neste post, explicamos o que é a experiência do funcionário, qual a sua importância e como aplicar na sua empresa. Boa leitura!
O que é a experiência do funcionário?
A experiência do funcionário, também chamada pelo termo em inglês employee experience, é o conjunto de percepções do colaborador em relação à empresa. Sendo assim, compreende os sentimentos e a satisfação com a função e as políticas empresariais.
Nesse contexto, é o resultado da experiência do colaborador com a organização, que pode ser tanto positiva quanto negativa. Um fator que é influenciado por diversos critérios, como oportunidades, boa comunicação, liderança e clima organizacional.
Por que a experiência do funcionário é tão importante?
O desempenho e a qualidade das atividades das equipes são decisivos para os resultados de uma empresa. É um aspecto que tem potencial para melhorar, inclusive, a experiência do cliente, o processo de fidelização e a competitividade do negócio.
Em vista disso, a experiência do funcionário é essencial para as estratégias da empresa e ajuda a:
- atrair e reter talentos;
- aumentar a produtividade;
- melhorar o clima organizacional;
- melhorar a imagem da empresa;
- reduzir custos com contratações e dispensas;
- impulsionar a evolução individual e coletiva.
Nesse sentido, aprimorar a experiência do funcionário e contar com uma equipe engajada são ações imprescindíveis para o crescimento da empresa. Sobretudo, contribui para alcançar os objetivos com maior facilidade e criar relacionamentos duradouros.
Como melhorar a experiência do funcionário?
Para melhorar a experiência do funcionário, é preciso pensar em toda a jornada e promover ações consistentes. No entanto, em muitos casos, exige uma mudança cultural para realizar intervenções e elevar os níveis de satisfação.
Em outras palavras, o passo inicial é fazer um diagnóstico sobre a relação atual com os funcionários, coletando e avaliando dados. Dessa maneira, você vai saber quais são os pontos críticos para dar prioridade e promover as mudanças com eficiência.
De uma forma abrangente, implementar melhorias na experiência do funcionário envolve as seguintes ações:
- estabelecer uma comunicação direta e agradável;
- desenvolver uma liderança humanizada e de qualidade;
- construir uma cultura com objetivos claros;
- disponibilizar uma ótima infraestrutura;
- ouvir os funcionários e sempre dar feedback;
- oferecer uma rotina flexível;
- oferecer recursos para auxiliar nas finanças pessoais;
- reconhecer avanços e celebrar cada conquista;
- desenvolver o plano de carreira;
- não abrir mão da diversidade;
- acompanhar e investir em tecnologia;
- incentivar a criatividade e a autonomia;
- garantir um bom clima organizacional;
- criar atividades educativas e incentivar a capacitação;
- pensar em atividades para descontrair e relaxar, como meditação;
- definir e monitorar indicadores de RH.
Como você pôde notar, a experiência do funcionário é um aspecto essencial para o desempenho de uma empresa no mercado. Por isso, defina políticas para elevar o engajamento e ter uma equipe satisfeita e comprometida com os objetivos.
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