Saiba qual a importância da diversidade e inclusão na gestão de equipes de facilities e quais são os principais desafios enfrentados.
Mesmo com toda a transformação que nossa sociedade viveu nos últimos anos no que se refere à diversidade e inclusão no ambiente de trabalho, sabemos que este ainda é necessário avançar nesses temas.
Nos dias atuais a tecnologia pode ser uma aliada para ampliar a discussão e ficar atento às políticas públicas sobre inclusão e diversidade. Além disso, ela pode ser um facilitador na divulgação de vagas e na comunicação com pessoas que estão buscando o seu espaço no mercado de trabalho.
Na gestão de facilities, alguns desafios devem ser superados para que a diversidade e a inclusão sejam incorporadas de forma humanizada e eficaz quanto ao acolhimento de todos e todas. Por isso, separamos alguns passos que podem ser praticados para que esses desafios sejam vencidos, continue a leitura e saiba mais.
O que é diversidade e inclusão?
Diversidade e inclusão são conceitos inter-relacionados que se referem à promoção da igualdade e da justiça social para todas as pessoas. Dessa forma, independentemente de suas diferenças culturais, étnicas, de gênero, orientação sexual, idade, religião ou outras características pessoais.
A diversidade refere-se à variedade de perspectivas, experiências, origens e identidades que cada indivíduo pode trazer para uma determinada situação ou ambiente.
Já a inclusão diz respeito à promoção de um ambiente em que todas as pessoas se sintam valorizadas, respeitadas e capazes de participar plenamente.
Praticando a diversidade e Inclusão na gestão de equipes de facilities
A diversidade e a inclusão são fundamentais em qualquer ambiente de trabalho, incluindo a gestão de equipes de facilities. Entretanto, alguns passos são necessários para que ambas sejam aplicadas da melhor maneira, por isso, separamos alguns deles abaixo:
Praticar a contratação inclusiva:
É importante que as empresas adotem práticas de contratação inclusiva. Sendo assim, buscando candidatos de diferentes origens, culturas, gêneros e habilidades.
Treinamento em diversidade e inclusão:
A equipe de facilities deve receber treinamento em diversidade e inclusão para garantir que todos os membros estejam cientes da importância dessas questões. Além disso, saber como elas se relacionam com seu trabalho diário.
Promoção da igualdade:
A gestão de facilities deve promover a igualdade em seu ambiente de trabalho, através da promoção de políticas de não discriminação, igualdade salarial, promoções de benefícios que valorizem a diversidade, como licença-paternidade e flexibilidade no trabalho.
Comunicação aberta:
A comunicação aberta e transparente é fundamental para promover a inclusão na equipe de facilities. Dessa forma, a gestão deve ouvir e valorizar as opiniões de todos os membros da equipe, criando um ambiente em que todos se sintam acolhidos e respeitados.
Sensibilidade cultural:
Um dos pontos que devem ser observados é que a equipe de facilities pode trabalhar em ambientes muito diferentes, como escolas, hospitais, prédios comerciais, entre outros. Por isso, é importante que a equipe seja sensível às diferenças culturais e que saiba lidar com as diferenças de comportamento e expectativas de seus clientes e usuários.
A diversidade e inclusão são fundamentais na gestão de equipes de facilities. Por isso, uma equipe diversificada e inclusiva agrega diferentes perspectivas e experiências aos mais variados ambientes de trabalho, podendo trazer uma riqueza de ideias e soluções.
Gostou do artigo? Então, em nosso blog você encontra diversos conteúdos exclusivos sobre gestão de facilities e excelência na prestação de serviços.