De forma resumida, podemos definir o comportamento organizacional como a maneira que os colaboradores agem dentro da empresa ao lidar com assuntos profissionais e com seus colegas de trabalho.
Observar e analisar a forma de agir dos seus colaboradores dentro do ambiente de trabalho é uma tática que pode ajudar os gestores a melhorar o clima organizacional da empresa. Isso porque os colaboradores são as principais peças de uma empresa, visto que eles são os responsáveis por todas as etapas do processo produtivo.
A seguir, explicaremos quais são os principais tipos de comportamento organizacional e mostraremos como o conflito entre diferentes tipos de comportamento podem afetar a empresa. Acompanhe a leitura!
O que é comportamento organizacional?
Podemos definir comportamento organizacional como um conjunto de atitudes praticadas dentro do ambiente de trabalho. Trata-se do estudo voltado para a análise da forma como os indivíduos e os grupos se relacionam dentro de uma organização. Outro ponto considerado nesse estudo é o impacto causado pelas atitudes dos colaboradores no desempenho da empresa.
Cada colaborador tem a sua individualidade, por isso, não devemos esperar que todos se comportem da mesma maneira, mesmo estando todos integrados no mesmo ambiente corporativo. O estudo do comportamento organizacional tem como objetivo organizar equipes baseadas nas similaridades entre o comportamento de cada indivíduo.
Quais são os principais tipos de comportamento organizacional?
Qual tipo de comportamento organizacional é o mais valorizado? Não existe uma resposta definitiva para essa pergunta, isso porque cada organização tem a sua própria cultura.
Portanto, a melhor forma de decidir qual tipo de comportamento organizacional você pretende priorizar na sua empresa é escolhendo o que mais se adapta aos valores pregados pela sua organização. Para tanto, é preciso conhecer os principais tipos de comportamento organizacional. Veja quais são eles a seguir.
Ética
O comportamento organizacional focado na ética tem como objetivo promover atividades, sejam em grupo ou individuais, para aguçar a sensação de responsabilidade dos colaboradores com o cumprimento das normas da empresa.
Uma empresa que se baseia nesse comportamento valoriza a transparência das ações de todos — até mesmo da liderança — e prega o respeito acima de tudo.
Controle gerencial
Esse tipo de comportamento organizacional é encontrado em empresas com gestão centralizada, pois ele é caracterizado pelo foco no controle e monitoramento dos processos produtivos.
Nesse tipo de comportamento, já há uma grande cobrança por resultados, por isso os gestores estão sempre monitorando o desempenho de sua equipe. O controle gerencial não costuma agradar os colaboradores, o que acaba afetando o clima da empresa.
Responsabilidade
A prioridade desse modelo de comportamento organizacional é o cumprimento de todas as obrigações, normas e demandas do trabalho. A responsabilidade no trabalho também diz respeito à forma como os colaboradores se comportam, tendo em vista que a postura de cada indivíduo pode causar impactos na produção da organização.
Perseguição
A perseguição é um tipo de comportamento negativo, mas que ainda pode ser encontrado em muitas empresas. Ele consiste em importunações, assédio e agressões verbais contra os colaboradores, seja na intenção de cobrar uma tarefa ou de corrigi-lo na base da humilhação.
A perseguição resulta na insatisfação dos colaboradores, na queda do desempenho da empresa, no aumento de pedidos de demissão e até mesmo em casos de problemas de saúde relacionados, como burnout e depressão.
Como interpretar o comportamento dos colaboradores?
Para saber qual é o tipo de comportamento organizacional que existe na sua empresa, é preciso analisar vários fatores, e o primeiro deles é o clima organizacional. Observe se há uma boa relação interpessoal entre a sua equipe e faça pesquisas para descobrir se eles estão satisfeitos com a empresa.
Outro fator muito importante que deve ser considerado é o desempenho individual e coletivo dos colaboradores. Além disso, os gestores também devem analisar o nível de comprometimento de cada indivíduo com os projetos da empresa.
Com base em todas essas informações, os gestores conseguirão identificar qual tipo de comportamento organizacional é o mais indicado para a empresa e, dessa forma, fazer de tudo para que a equipe acompanhe esse modelo comportamental.
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