Uma equipe de sucesso precisa de uma pessoa que se coloque à frente das demais para guiá-las — esse é o papel do líder nas organizações. Mesmo que a empresa já tenha um excelente líder, é dever do RH desenvolver lideranças, afinal, ninguém é eterno.
Graças ao trabalho de desenvolvimento de novas lideranças, a Apple não perdeu o seu pódio de maior empresa de tecnologia do mundo quando o seu maior líder e criador faleceu. Podemos dizer, portanto, que desenvolver novas lideranças significa garantir o crescimento da empresa.
Encontrar bons candidatos a líder é um dos maiores desafios para o setor de RH. Pensando nessa problemática, listamos algumas dicas sobre como desenvolver lideranças em uma empresa. Confira!
Otimize a comunicação interna
É muito difícil manter qualquer tipo de relação (afetiva ou profissional) sem uma boa comunicação. Para desenvolver lideranças na empresa, antes, é necessário melhorar as técnicas de comunicação interna.
Um líder deve ser um exemplo de comunicação clara e objetiva. Ele deve saber ouvir os colaboradores, propor soluções e corrigir situações com firmeza, quando necessário. Além disso, um bom líder jamais deve esconder suas intenções: quaisquer mudanças feitas na empresa devem ser comunicadas aos colaboradores para não gerar desconfiança entre a equipe.
Precisamos salientar que o RH deve desenvolver as habilidades de comunicação escrita e oral dos candidatos a líder, pois, atualmente, muitas empresas contam com e-mails corporativos e redes sociais.
Desenvolva a inteligência emocional
Você provavelmente já assistiu a vários filmes sobre sobrevivência em situações difíceis, em que um grupo era liderado por uma pessoa forte e que não demonstrava ter medo das adversidades. A verdade é que o líder do grupo também sentia medo e tampouco tinha certeza sobre as chances de sobrevivência de todos, mas ele precisava ser forte para que os demais não se apavorassem ou perdessem a fé.
O mesmo deve acontecer nas empresas. Ao contrário do que muitos acreditam, o líder não deve ter um coração de gelo, mas uma habilidade imprescindível para se tornar um bom líder é saber lidar com as emoções. Mesmo em momentos de crise na organização, o líder não pode se desesperar, pois os colaboradores dependem da ajuda dele para continuar.
Aplique treinamentos de liderança
A melhor forma de descobrir qual é o perfil de cada um dos colaboradores da empresa e desenvolver futuros líderes é investindo em treinamentos. Atualmente, existem diversos programas de consultorias, treinamentos e palestrantes qualificados que atuam no desenvolvimento de novas lideranças.
Se possível, a empresa também pode incentivar os seus colaboradores com perfil para líder a continuarem os estudos. Lembre-se que todo esse investimento será revertido em bons resultados para a própria empresa.
Desenvolva a empatia
Que atire a primeira pedra quem não teve um chefe que nunca mostrou se preocupar com os funcionários! Só quem já passou por essa experiência terrível sabe como a falta de empatia pode impactar negativamente toda a equipe.
Apesar de ainda ser um perfil muito comum na liderança de organizações, o líder frio e sem sentimentos deve ser evitado ao máximo. Demonstrar empatia é essencial para manter a harmonia e o bom clima organizacional da empresa. Os colaboradores sentem que podem contar com seus superiores porque a liderança da empresa é humanizada. Além disso, em um ambiente com alto nível de satisfação dos funcionários, os colaboradores tendem a “dar o sangue” pela empresa.
Como dissemos, até as organizações reconhecidas mundialmente por seus grandes líderes precisam desenvolver lideranças. Caso contrário, alguém despreparado pode acabar tomando o posto mais importante na empresa. Siga as nossas dicas e temos certeza de que a sua organização estará pronta quando chegar a hora de colocar uma pessoa nova à frente da equipe.
Achou o assunto interessante? Gostaria de ler mais textos sobre o desenvolvimento de líderes? Então, confira outro artigo, que mostra quais são os tipos de liderança!