Entenda como a Exal garante o alinhamento adequado na hora de realizar a gestão dos serviços de facilities!
Ao longo dos anos, a gestão dos serviços de facilities evoluiu de ser considerada um pouco mais do que “serviços de zeladoria”. Mas sim para uma disciplina totalmente funcional e independente, cobrindo uma infinidade de serviços. Alguns deles como controle de pragas, encanamento, proteção contra incêndio, iluminação, aquecimento, segurança e muito mais.
Isso à formação de empresas que se especializam exclusivamente na prestação de serviços de gerenciamento de instalações para outras organizações. Dessa forma, as empresas podem se concentrar melhor no crescimento de seus negócios.
O problema é que nem sempre as parcerias estão alinhadas com objetivos em comum e isso pode criar uma experiência negativa.
Harmonia é fundamental
Para a tranquilidade de uma empresa, contar com um fornecedor que cumpra com seus acordos é fundamental. Para tanto, o fornecedor precisa entender profundamente quais as necessidades do seu cliente. Sendo assim, no ramo de facilities, isso também significa contar com uma equipe ideal para cada negócio.
É por isso que a Exal se orgulha em contar com uma das melhores equipes do segmento. Dessa forma, a cada novo projeto, contamos com colaboradores alinhados com as necessidades da sua empresa e em harmonia com seus objetivos!
Isso garante uma solução sob demanda para sua necessidade e com foco em ajudá-lo a fazer sua organização prosperar.
O que acontece quando não há alinhamento?
Existem empresas que terceirizaram alguma parte de seus negócios e tiveram experiências negativas. Além disso, em alguns casos até mesmo PERDERAM dinheiro. Isso parece totalmente contraintuitivo, uma vez que a terceirização deveria reduzir custos e aumentar o valor gerado ao cliente, não é mesmo?
Sendo assim, os problemas mais comuns relatados quando isso acontece costumam ser:
- Equipe mal capacitada;
- Falta de capacidade de resposta;
- Custos de serviços adicionais;
- A equipe terceirizada não entende o negócio do cliente;
- Conseguir que funcionários internos e terceirizados trabalhem juntos;
- Escalonamento de custos devido a lacunas de contrato;
- Habilidades de gestão de clientes inadequadas;
- Resistência da equipe interna do cliente;
Dessa forma, a maior parte dos obstáculos possíveis são problemas de relacionamento — e mais especificamente, de alinhamento. Dito de outra forma, uma desconexão entre as equipes e a visão do programa impede a organização de funcionar com a lucratividade esperada. É surpreendente quando você pensa sobre isso.
Evite essa armadilha
As pessoas — e os relacionamentos que elas estabelecem e desenvolvem — são o fator decisivo para o sucesso ou não de um negócio.
Por incrível que pareça, os problemas não surgem da falta de capacidades técnicas ou questões contratuais, mas da falta de comunicação entre organizações, equipes e indivíduos. A terceirização bem-sucedida não depende apenas de conhecimento técnico, mas do gerenciamento de relacionamentos-chave no projeto.
Como vimos, os projetos de maior sucesso assentam na confiança desenvolvida pelo trabalho conjunto, tanto na proximidade como na frequência.
Por isso, se você precisa de uma empresa para fazer a gestão adequada dos serviços de facilities do seu negócio, pode contar com a Exal. Aproveite para entrar em contato com nossa equipe de especialistas e veja qual de nossas soluções é mais adequada para você!