Ao pensar em clientes, a maioria das empresas considera apenas aqueles que pagam para obter seus produtos ou serviços. Essa definição não está errada, mas, apesar de ser extremamente vital para a sobrevivência da organização, esse não é o único tipo de cliente a ser levado em conta. Há outra categoria tão fundamental quanto: o cliente interno. Você sabe qual é a diferença entre eles?
A seguir, nós explicaremos qual é o significado de cliente interno e também mostraremos qual é a sua importância para as empresas. Continue com a leitura e entenda quais são as necessidades do cliente interno e como elas estão relacionadas à rotina da organização.
Quem é o cliente interno?
Em primeiro lugar, precisamos esclarecer a diferença entre as duas categorias que citamos anteriormente. O cliente externo é o que mantém o negócio financeiramente, ou seja, gera lucro justamente por comprar o que a empresa vende. Já os clientes internos são os colaboradores, fornecedores e parceiros da empresa, a equipe que é responsável por fazer tudo acontecer — da produção ao pós-venda, da equipe de limpeza à diretoria.
Mas, afinal, por que essas pessoas também devem ser chamadas de clientes? Apesar de não consumirem o produto ou o serviço produzido pela empresa, a sua equipe, assim como os clientes externos, também têm necessidades e expectativas referentes ao seu negócio que precisam ser atendidas. Caso contrário, os colaboradores podem ficar infelizes e gerar maus resultados.
Os colaboradores, fornecedores e parceiros fazem parte do capital humano de toda empresa, por isso, o cliente interno deve ser considerado um fator tão relevante quanto o externo. Afinal, essas pessoas fazem parte de todo o processo de produção.
Qual é a importância do cliente interno para as empresas?
Qualidade do serviço
O valor da marca está diretamente relacionado à qualidade do produto ou serviço ofertado ao mercado. Grosso modo, o cliente interno é o responsável por produzir o que o cliente externo vai comprar ou consumir. Deve fazer isso sempre prezando pela qualidade.
Para que isso aconteça, a parte técnica é importante, uma vez que ele precisa ser treinado para aprender a desempenhar sua função da melhor forma. No entanto, só vai desenvolver seu trabalho com excelência e 100% de dedicação se estiver motivado.
Motivação para ajudar o negócio a crescer
Profissionais motivados não só trabalham com mais qualidade e produtividade, mas também compartilham da visão de futuro da organização e entendem que o trabalho deles, por mais simples que seja, é o que ajuda a empresa a crescer e alcançar metas.
Por isso é fundamental que eles saibam da importância do seu papel na rotina organizacional e que isso seja valorizado pelos colegas e líderes de forma genuína.
Marketing alinhado
Se a empresa investe pesado em marketing para clientes externos, mas não consegue obter o retorno que gostaria, o problema e a solução podem estar no endomarketing! Afinal, o marketing tradicional só traz resultado se a comunicação interna também for bem planejada.
De nada adianta colocar dinheiro para atrair consumidores se você não conseguir mantê-los por questões como a falta de alinhamento dos colaboradores com o que a empresa deseja. Ambos os clientes, interno e externo, precisam de um trabalho estratégico de marketing que esteja alinhado, pois essa harmonia reflete para o público externo.
Potencial do capital humano
Ao enxergar cada colaborador como um cliente interno — independentemente da sua função e da hierarquia —, você deve passar a tratá-los como um investimento. E todo investimento visa trazer resultados.
Ou seja, adotando medidas estratégicas no departamento de Recursos Humanos, você pode extrair o máximo do capital humano da empresa. Pergunte-se qual retorno você deseja obter investindo nos seus colaboradores e trace um plano!
Como garantir a satisfação do cliente interno?
Remuneração
Existem diversos fatores que fazem com que uma pessoa continue motivada a trabalhar. O principal deles, com certeza, é a remuneração. Sejamos francos, não há nada mais desanimador do que sentir que o seu esforço está sendo desvalorizado — pois é justamente assim que os seus colaboradores se sentem quando eles não são bem remunerados.
Uma das melhores estratégias para cativar os seus clientes internos é investir em uma política de remuneração condizente com a função e o cargo exercido por cada um de seus colaboradores. Não é necessário aumentar os valores de forma extraordinária, o importante é mostrar que há, sim, um aumento.
Benefícios
Oferecer um pacote de benefícios é outra maneira de atrair e reter talentos. Uma empresa que oferece pacotes de benefícios mostra que se importa com a saúde e o bem-estar dos seus funcionários e de suas famílias. Tenha certeza de que, ao aplicar essa estratégia, seus colaboradores se sentirão muito mais valorizados e dispostos a vestirem a camisa pela sua organização.
Existe uma grande diversidade de benefícios empresariais, como vale-transporte, vale-alimentação, plano de saúde, plano odontológico, participação nos lucros, entre outros. O ideal é que você analise o perfil dos seus colaboradores e ofereça os benefícios que melhor atendam às necessidades deles.
Clima organizacional
Ninguém gosta de trabalhar em um ambiente negativo, cheio de pressão e de competitividade. Além de contar com estratégias para cativar seus colaboradores, você deve melhorar o clima organizacional da sua empresa para que todos, de fato, sintam prazer em trabalhar. Uma ótima maneira de medir o clima organizacional da sua empresa é fazendo pesquisas de satisfação e ouvindo o feedback de todos os colaboradores.
A fim de criar um ambiente saudável, é necessário oferecer todas as condições mínimas de trabalho para que a sua equipe possa realizar suas atividades tranquilamente. Algumas dessas condições são:
- ofereça oportunidade de crescimento para seus colaboradores;
- invista em capacitação e treinamentos para melhorar o desempenho da sua equipe;
- conte com equipamentos e medidas de segurança para preservar a integridade de todos;
- coloque nos cargos de gerência líderes que estão, de fato, interessados em ajudar a sua equipe.
Todos os pontos apresentados reforçam a máxima de que, sem os colaboradores, o negócio não funciona. E todos, sem nenhuma discriminação, devem ser levados em consideração para aprimorar o relacionamento com o público interno. Ao trabalhar essas questões, com certeza, a cultura organizacional só tem a ganhar.
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