Desenvolver a inteligência emocional significa adquirir a capacidade de compreender e controlar as próprias emoções e também aprender a respeitar os sentimento das pessoas ao seu redor. Essa é uma característica importantíssima para se ter não só na vida pessoal: a inteligência emocional é fundamental dentro de um ambiente de trabalho. 

Dentro de uma empresa trabalham dezenas de pessoas com personalidades distintas e que estão lidando, em silêncio, com vários problemas. Para que o ambiente corporativo não se transforme em um caos, os colaboradores precisam desenvolver a inteligência emocional para aprender a lidar um com os outros. E, sim, a inteligência emocional não é um dom, até a pessoa menos empática pode aprender a se importar com a dor alheia.

Você quer estimular a inteligência emocional dos seus colaboradores? Então confira as dicas a seguir!

Entenda a importância das pausas no horário de expediente

As pausas são os únicos momentos em que os colaboradores podem relaxar dentro do ambiente de trabalho — que, sejamos sinceros, é um ambiente bem estressante. Ter relacionamentos intrapessoais (ou seja, conversar consigo mesmo e tentar entender o que se passa em sua cabeça) é tão importante quanto se relacionar com outras pessoas.

É durante as pausas — seja para comer um lanche, tomar um café ou fazer uma refeição — que as pessoas têm um momento de paz e param para refletir sobre as suas ações dentro da empresa. Quando estamos estressados e desmotivados, tudo o que precisamos é de um momento a sós para colocar os pensamentos no lugar. Lembre-se que as pessoas não são máquinas, portanto, elas precisam desse tempinho para respirar e pensar.

Tenha tato na hora de dar os feedbacks

Muitas pessoas enxergam o feedback como uma forma chique de dar um puxão de orelha em um colaborador. Talvez estas pessoas tenham essa visão errônea devido à forma como elas receberam feedback no passado. É verdade que muitas empresas pecam ao conversar com um colaborador sobre a sua conduta profissional.

O feedback não deve ser visto como uma forma de chamar a atenção, mas sim como uma conversa construtiva, um conselho amigável. Ter toda essa sensibilidade na hora de apontar os erros dos colaboradores ajuda a estabelecer a inteligência emocional. Quando fornecido de maneira correta, o feedback pode fazer o colaborador enxergar o que ele, de fato, está fazendo de errado e encorajá-lo a mudar. Não se esqueça de também apontar as qualidades das pessoas ao dar o feedback.

Incentive o team building

Team building é um termo em inglês que, literalmente, significa “construção de equipe”. Esse é um termo muito importante dentro de um ambiente corporativo. Os colaboradores devem enxergar a empresa como uma equipe e, mais importante, eles devem se sentir parte desta equipe.

O objetivo do team building é estreitar os laços entre os colaboradores de uma empresa e incentivar o espírito de equipe. Dessa forma, as relações se tornarão mais saudáveis e produtivas. Um colaborador começa a enaltecer as qualidades do outro e todos se sentem importantes para o bom funcionamento da empresa, ou seja, eles se sentirão motivados a trabalhar.

Desenvolver a inteligência emocional, seja na vida profissional ou pessoal, não é uma tarefa fácil, afinal, ninguém se torna empático do dia para a noite. O importante, entretanto, é não deixar de incentivar o desenvolvimento dessa característica.

Existem várias outras formas de melhorar o relacionamento dos colaboradores de uma empresa. Se você quer saber mais sobre gestão de funcionários, então acesse o nosso blog para conferir mais artigos sobre este assunto.

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