Cuidar da logística interna de uma empresa não é uma tarefa fácil, considerando que um simples erro de cálculo pode colocar em jogo toda a produção. A boa notícia é que existem várias maneiras de simplificar a gestão logística, e uma delas é a contratação de uma empresa especialista em facilities.

A maioria das pessoas costuma associar facilities aos serviços de limpeza e segurança. No entanto, existem várias outras atividades que podem ser realizadas por uma empresa especialista em facilities. A seguir, nós mostramos como esses serviços podem ajudar os gestores a controlarem a logística interna de uma empresa. Acompanhe e faça proveito da leitura!

O que é gerenciamento de facilities?

Também conhecida como gestão de facilities, esse é um setor que tem como objetivo garantir a funcionalidade da infraestrutura de uma empresa, por meio da integração de serviços, pessoas e tecnologias. Resumidamente, esses termos são usados para designar a prestação de alguns serviços, como: limpeza, jardinagem, logística interna, segurança e suporte administrativo. O grande erro da maioria dos gestores está em não enxergar a gestão de facilities como uma área estratégica.

Um gerenciamento de facilities bem feito diminui a ocorrência de falhas em processos operacionais, o desperdício de recursos e as chances de retrabalho — e tudo isso também resulta na redução de gastos e despesas. A melhor maneira de garantir que os serviços de facilities serão executados com perfeição é contratando uma prestadora de serviços especializada na área.

Como uma empresa de facilities pode ajudar na logística interna?

A maioria das empresas prestadoras de facilities oferece vários serviços de logística interna e armazenagem, como: seleção de materiais, preparação e kits, administração de estoque, armazenagem e movimentação de materiais.

Mas, afinal, por que você deveria terceirizar os serviços de logística interna da sua empresa, se você mesmo pode contratar uma equipe para executar tais tarefas? A resposta é muito simples: as prestadoras de serviços de facilities são especialistas no que fazem e, por isso, investem continuamente no treinamento de seus funcionários e na compra de equipamentos de alta tecnologia.

A verdade é que montar uma equipe interna tão qualificada quanto os funcionários de uma prestadora de serviços de facilities é quase impossível. Além de garantir que a logística interna da sua empresa será bem feita, ao terceirizar esses serviços, você estará aliviando o peso que os gestores carregam, por meio da delegação de tarefas.

Como encontrar uma boa empresa de facilities?

Antes de optar por uma empresa de facilities para cuidar da logística interna, pense em quais outros serviços você também gostaria de terceirizar. Ao invés de contratar uma empresa para cuidar da limpeza, outra para dar suporte administrativo e ainda outra para logística interna, procure por uma prestadora que ofereça um pacote de serviços que engloba tudo o que você precisa.

Além de analisar o preço das mensalidades, pesquise sobre os treinamentos dos funcionários e pergunte quais são os equipamentos que a empresa utiliza para a execução de cada serviço. A melhor prestadora de facilities para cuidar da logística interna da sua empresa, com certeza, é aquela com o melhor custo-benefício.

Quer contratar uma gerenciadora de serviços de facilities? Entre em contato conosco agora mesmo e saiba mais sobre os nossos serviços.

Deixe uma resposta