Devido às longas e exaustivas jornadas de trabalho, poucas pessoas têm tempo para praticar atividades físicas com frequência. O sedentarismo causa diversos problemas de saúde que atrapalham tanto a nossa vida pessoal quanto profissional. E é justamente por isso que, cada vez mais, as empresas estão incentivando a prática de exercícios.

Se os colaboradores da sua empresa estão sem energia, estressados, cansados e desmotivados, então você precisa continuar com a leitura deste texto. A seguir, nós mostraremos quais são os benefícios dos exercícios físicos para o corpo humano e como isso pode impactar positivamente a vida profissional das pessoas.

Ficou interessado? Então continue com a leitura!

Quais os principais benefícios da prática de exercícios físicos?

Em primeiro lugar, vale citar o benefício mais conhecido e cobiçado pelas pessoas: a perda de peso. Pessoas obesas têm mais chances de sofrerem de doenças cardiovasculares e diabetes. Além disso, a obesidade aliada ao sedentarismo deixa o corpo menos ativo e disposto. Portanto, a perda de peso é um fator muito importante para melhorar a qualidade de vida dos colaboradores.

As atividades físicas também são uma ótima solução para pessoas que já têm problemas cardiovasculares, pois os exercícios aumentam a circulação sanguínea e, dessa forma, melhoram as condições de todo o sistema cardiovascular.

Até agora nós apenas citamos vantagens para o bem-estar físico, no entanto, os exercícios também fazem bem à saúde mental. Atualmente, muitas pessoas, principalmente aquelas que estão inseridas no mercado de trabalho, sofrem de depressão, ansiedade e insônia. Quando nós nos exercitamos, o nosso corpo produz hormônios que proporcionam uma sensação de prazer e satisfação, por isso, as atividades físicas ajudam a combater patologias psicológicas.

Como a prática de exercícios ajuda a melhorar o desempenho no trabalho?

Como nós já citamos no tópico anterior, os exercícios físicos ajudam na prevenção e no tratamento de várias doenças físicas e psicológicas, portanto, os colaboradores que se exercitam têm menos chances de ficarem doentes e, assim, faltarem no trabalho. Tendo isso em mente, é correto afirmar que as empresas que incentivam a prática de atividades físicas estão investindo na produtividade.

Além disso, os colaboradores descontam todas as suas frustrações e estresse nas atividades físicas, dessa forma, eles ficam mais calmos após se exercitarem. Colaboradores felizes e calmos formam um ambiente de trabalho mais agradável e descontraído. 

Por último, mas não menos importante, nós precisamos dizer que as atividades físicas são excelentes para quem tem dificuldade em manter o foco. Os colaboradores geralmente ficam dispersos quando estão sonolentos e as atividades físicas são um ótimo remédio para a insônia. A prática de esportes também estimula o desenvolvimento da disciplina e da concentração, uma vez que para executar certas atividades, o indivíduo precisa estar totalmente atento.

Quais são as atividades mais indicadas?

É importante esclarecer logo de início que não há um tipo de exercício que seja melhor que os demais. Cada atividade tem as suas vantagens específicas e, por isso, as pessoas podem se identificar com tipos de exercícios diferentes.

Por exemplo, quem sofre de problemas cardiovasculares pode preferir fazer caminhadas ou andar de bicicleta. Já quem sente muitas dores nas costas costuma optar por praticar atividades focadas no alongamento, como o pilates.

Existem muitas opções boas de atividades físicas que podem ser praticadas por pessoas de todas as idades, como natação, musculação, dança, entre outros. O importante é que você escolha a opção que mais se encaixe com o seu perfil, assim você não vai perder o interesse com facilidade.

Agora que você já sabe como a prática de exercícios físicos é benéfica para os trabalhadores, comece a incentivar os seus colaboradores a se exercitarem o quanto antes. Pense nisso como um investimento, afinal, todo bom empresário sabe que investir no capital humano é a melhor forma de promover o crescimento de uma organização.

Gostou deste texto? Gostaria de ler mais dicas sobre o mundo corporativo? Então assine a nossa newsletter e receba todos os nossos artigos em primeira mão.