Se na cozinha da sua casa já acontecem acidentes, imagine, então, o que pode acontecer dentro de uma cozinha industrial, que tem equipamentos mais perigosos e que comporta várias pessoas trabalhando ao mesmo tempo.

As cozinhas industriais demandam muitos cuidados no que diz respeito a higiene e segurança, tudo isso para diminuir ao máximo os riscos de acidentes no trabalho e contaminação dos colaboradores.  E a melhor forma de transformar a cozinha industrial em um local seguro e garantir a qualidade dos alimentos é investindo em EPIS (equipamentos de proteção individual).

Neste texto nós mostraremos quais são os EPIS para restaurantes mais importantes. Quer saber mais? Então continue com a leitura!

Luvas de segurança

As luvas são essenciais dentro da cozinha, isso porque elas não só protegem as mãos dos funcionários como também evitam a contaminação dos alimentos.

Existem diversos tipos de luvas que podem (e devem) ser usadas dentro de uma cozinha industrial, afinal, cada situação exige uma luva específica. Confira aqui os tipos mais usados:

Luvas térmicas

Modelo ideal para proteger as mãos durante o trabalho com temperaturas extremas, como o manuseio do forno, panelas e assadeiras quentes. Elas também servem para o outro extremo: ao lidar com alimentos congelados os funcionários também deverão usar essas luvas.

Luva de malha de aço

O aço trançado protege as mãos das lâminas, facas e quaisquer outros objetos cortantes, evitando possíveis ferimentos.

Luvas de vinil

Deve-se usar esse modelo de luva durante o contato direto com os alimentos, seja durante a seleção ou durante o seu preparo. Essas luvas são descartáveis justamente para evitar a contaminação.

Luvas de látex

Protegem as mãos e parte do antebraço. Essas luvas são perfeitas para atuar na limpeza da cozinha, pois elas resguardam a pele contra produtos de limpeza corrosivos ou que possam causar alergias.

Calçados de segurança

Não se esqueça que os pés merecem todos os cuidados e proteção que as mãos recebem. Os calçados são EPIS que, além de proteger os pés dos trabalhadores, são capazes de prevenir escorregões e quedas.

O modelo mais utilizado é feito de EVA na cor branca com o solado antiderrapante. Geralmente, os sapatos de segurança, devido à sua anatomia, também melhoram a postura dos funcionários, que trabalham em pé durante horas seguidas.

Toucas higiênicas

Uma das situações mais desconfortáveis que podem ocorrer em um restaurante é encontrar cabelo na comida. Por isso, o uso de toucas é fundamental para garantir a higiene dos alimentos.

Certifique-se de que o modelo escolhido cobre toda a cabeça. Os funcionários também precisam se atentar para colocar todo o cabelo dentro da touca. Existem diversos modelos de toucas descartáveis, porém o mais usado é a touca de TNT sanfonada.

Aventais de EPI

O tronco é outra região do corpo que fica muito exposta a perigos dentro da cozinha, principalmente durante a cocção dos alimentos. O modelo mais utilizado dentro das cozinhas industriais é o avental térmico.

Vale lembrar que tão importante quanto investir no uso dos EPIS de restaurante, é trocar os equipamentos, caso o C.A (certificado de aprovação) esteja vencido. O C.A é um documento que o Ministério do Trabalho e Emprego expede para garantir a qualidade e funcionalidade de um determinado equipamento de proteção individual.

Na sua opinião, qual desses EPIS para restaurantes é o mais importante? Deixe a sua opinião e a sua experiência com EPIS de restaurante nos comentários!

Deixe uma resposta

Fechar Menu