O IBGE estima que quase 24% da população brasileira tenha algum tipo de deficiência. Infelizmente, muitas delas ainda não estão inseridas no mercado de trabalho e um dos principais motivos é a falta de acessibilidade nas empresas.

A boa notícia é que muitos gestores já estão despertando para a importância da inclusão e, se você está lendo este texto, provavelmente é uma dessas pessoas. Isso é ótimo!

Continue a leitura e veja porque a acessibilidade é fundamental em uma empresa, e como o RH tem um papel de destaque nesse processo.

A acessibilidade e o papel do RH

A ideia de acessibilidade tem sido, cada vez mais, discutida nos espaços públicos e privados. No entanto, é necessário entender que esse termo não se refere apenas à infraestrutura e segurança dos locais — mesmo que isso seja primordial.

A acessibilidade nas empresas também tem a ver com dar visibilidade a esse público, garantir que eles tenham oportunidades, que sejam cuidados e integrados de forma correta à organização.

O RH é um dos principais agentes desse processo, já que pode garantir conscientização das equipes e dos superiores, gerenciar as vagas para alcançar esse público e trabalhar no onboarding dos funcionários com necessidades especiais.

A importância de ser uma empresa inclusiva

Que tal entender mais sobre como e por que ser uma empresa inclusiva? Separamos, abaixo, alguns motivos que fazem a acessibilidade nas empresas ter extrema importância.

Promove a inclusão de pessoas com deficiência

Considerando o número total de pessoas com necessidades especiais em nosso país, o fato desse grupo representar apenas 0,9% dos empregos formais é bem expressivo.

É preciso garantir a inserção desses profissionais no mercado, explorando seu potencial e abrindo espaço para a diversidade nas empresas.

Faz com que as pessoas se sintam acolhidas

Garantir a acessibilidade nas empresas é uma forma de valorizar pessoas com necessidades especiais, mostrando que elas são importantes e bem-vindas em todos os ambientes.

Muitas pessoas, que têm alguma deficiência, vivem por anos de forma isolada, justamente pela falta de estratégias de inclusão nos espaços públicos e privados, que devem sempre ser de todos.

Transmite credibilidade para os clientes

Ser uma empresa que investe em acessibilidade, também, é uma forma de fortalecer a imagem corporativa, mostrando que a organização está comprometida com causas sociais importantes, como a inclusão.

Isso é fundamental nos dias atuais, onde as marcas que se posicionam de forma correta são mais valorizadas, mostrando que fazem a diferença no mercado.

Deixa a empresa de acordo com o que pede a legislação

O Brasil já tem leis específicas que contemplam pessoas com deficiência, como a Lei da Inclusão e a Lei de Cotas. Entendê-las e cumpri-las é fundamental para garantir que sua empresa está alinhada legalmente e evitar possíveis multas.

Como você viu, a acessibilidade nas empresas é o principal fator para promover diversidade e inclusão, e isso é extremamente valioso! Esperamos que após este texto, você seja um agente dessa transformação no mercado.

Você tem experiências positivas relacionadas à inclusão em sua empresa? Compartilhe com a gente nos comentários!