Estamos vivendo em um mundo cada vez mais digital e, como sabemos, a forma como as pessoas se relacionam hoje não é a mesma de dez anos atrás. Todas as mudanças advindas da modernidade também atingiram as relações dentro do mercado de vendas e fizeram surgir o vendedor 4.0.

Você já deve ter ouvido falar sobre as lojas 4.0, o RH 4.0 e os vendedores 4.0. Esses termos são novos e ainda geram muitas dúvidas. De fato, poucas pessoas sabem o que eles significam e representam para as empresas.

Neste artigo, explicaremos o que é vendedor 4.0, como ele surgiu e quais são as suas características. Ficou interessado? Então, é só continuar a leitura!

Como surgiu o vendedor 4.0?

Antes de definirmos, primeiramente, é necessário entender como e por que surgiu esse perfil de profissional dentro do mercado de vendas. O vendedor 4.0 é fruto da 4ª Revolução Industrial — sim, você não entendeu errado, nós já estamos vivendo a 4º Revolução Industrial.

As revoluções industriais são caracterizadas pelo aumento expressivo na produtividade da economia mundial, pela transformação na forma como os produtos ou serviços são feitos ou fabricados e pelo rearranjo econômico quanto à substituição massiva de mercadorias, empregos ou práticas por outros.

A 4ª Revolução Industrial trouxe para o mundo um conjunto de tecnologias que permitem a fusão do mundo digital com o mundo real e a automação de troca de dados. Todos esses avanços tecnológicos e o uso da internet foram as causas para o desenrolar dessa fase e, portanto, para o surgimento do vendedor 4.0.

O que é o vendedor 4.0?

Assim como os vendedores tradicionais, o vendedor 4.0 deve entender as necessidades do consumidor e saber todos os detalhes sobre o produto que oferece. Porém, o grande diferencial é que esse profissional sabe fazer uso da tecnologia (principalmente das redes sociais) tanto para se comunicar com os seus clientes quanto para, de fato, vender uma mercadoria ou solução.

O vendedor 4.0 é fundamental porque as indústrias e as lojas também se transformaram com a 4ª Revolução Industrial, afinal, tudo está repleto de robôs, máquinas e algoritmos. Esse profissional, portanto, é responsável por tornar a experiência de compra humanizada.

Nesse cenário, estabelecer uma boa relação faz toda a diferença. O cliente precisa se sentir encantado e acolhido ao fazer uma compra online como se estivesse tendo uma experiência dentro de uma loja física com um vendedor ao seu lado, por exemplo.

Quais são as características desse perfil de vendedor?

Uma vantagem da 4ª Revolução Industrial é que as plataformas de e-commerce já são capazes até mesmo de substituir as transações B2B (o comércio feito entre empresas). A grande desvantagem é que os produtos de uma mesma categoria estão muito parecido — até o preço é similar.

Além disso, uma mercadoria bastante útil hoje pode entrar em desuso em pouco tempo. Tudo isso dificulta o trabalho de quem é responsável pelas vendas. Nesse contexto, é necessário um novo perfil de profissional, com características capazes de driblar os obstáculos do mundo moderno. O vendedor 4.0 precisa ser:

  • empático e entender as necessidades do cliente, ou seja, colocar-se no lugar de quem está enfrentando dificuldades para realizar a compra e tentar ajudar;
  • criativo, pois os clientes estão cansados dos vendedores frios e robóticos, que só sabem ler a descrição de um produto. Portanto, o vendedor 4.0 deve saber vender de uma forma diferente e mais próxima do consumidor;
  • sincero, logo, se o produto tem algum ponto negativo, é melhor falar no momento da venda que deixar para o cliente descobrir sozinho. Os consumidores confiam mais em vendedores autênticos e que dão a sua real opinião sobre mercadoria.

Na verdade, o vendedor 4.0 ainda não é uma realidade, pois o mercado está caminhando para receber e treinar esse novo perfil. Essa também não é a última revolução industrial, logo, surgirão novos perfis de vendedores. Cabe a quem atua na área, ficar totalmente atento às mudanças e às novidades para adequar-se às necessidades dos consumidores e, desse modo, saber como entregar o que eles desejam e precisam.

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