O mercado tem mudado a passos largos. Atualmente, é cada vez mais comum a integração de novas tecnologias e conceitos ao setor de RH estratégico, tornando-o essencial para a sobrevivência e crescimento de qualquer empreendimento.

Dentre as diversas atividades desse setor, é possível destacar a atração e retenção de talentos, integração de novos profissionais, desenvolvimento de pessoas e avaliação dos resultados alcançados. Mas o objetivo é um só: contribuir para o crescimento da empresa.

Pensando nisso, elaboramos um conteúdo especialmente para você. Hoje, vamos falar sobre o RH estratégico e sobre como ele pode otimizar os resultados da empresa. Continue lendo nosso post e fique por dentro do assunto. Boa leitura!

1. Aumento da produtividade do negócio

Uma recente matéria divulgada pela Revista Harvard Business afirma que as empresas que investem efetivamente em gestão de pessoas possuem desempenho 51% superior à concorrência, em média. Esse número é muito animador.

Não é difícil entender o motivo. A correta gestão permite que cada profissional se sinta mais valorizado, motivado e capaz de alcançar os objetivos previamente estabelecidos. Desse modo, a empresa é diretamente beneficiada, em seus diversos níveis e áreas.

2. Elevação da atração e retenção de talentos

O Brasil está entre os cinco piores países mundo para contratar mão de obra qualificada, de acordo com relatório do ManpowerGroup. Além disso, é cada vez mais difícil reter pessoas talentosas e, por isso, as taxas de evasão têm se tornado elevadíssimas.

Diante desse cenário, o setor de RH contribui para construir uma marca empregadora eficaz, capaz de atrair talentos para a empresa. Também contribui para tornar o clima de trabalho mais agradável para reter talentos, por meio da integração de novos benefícios e melhoria do bem-estar interno.

3. Aumento da tomada de decisões estratégicas

É cada vez mais importante tomar as decisões certas, caso contrário, corre-se o risco de colocar todo o empreendimento em um breve caminho para o insucesso. Para tanto, são utilizados diversos indicadores-chave de desempenho, especialmente aqueles ligados ao RH.

Não é por acaso que é cada dia mais comum o conceito de People Analytics, um processo estratégico de tomada de decisões com base em diversos dados relacionados ao setor de RH, como o absenteísmo, satisfação interna, produtividade e comprometimento.

4. Desenvolvimento dos profissionais

treinamento e desenvolvimento dos profissionais é uma das principais prioridades para a área de RH estratégico. Por isso, são empregados treinamentos a distância, colaborativos, games de capacitação e diversas outras técnicas inovadas.

Assim, profissionais competentes conseguem desempenhar suas atividades diárias com mais maestria, eliminando erros nos processos diários, atendendo com mais qualidade aos clientes finais e solucionando problemas que existem na empresa.

5. Melhoria do clima de trabalho

O clima de uma empresa representa a “atmosfera” interna, ou melhor, a forma como as pessoas se sentem dentro da empresa. Quando há um clima agradável, a comunicação flui com mais eficiência e os profissionais atuam em equipe e alcançam mais resultados.

Tendo isso em vista, a construção de um bom clima depende diretamente da intervenção do RH e dos líderes da companhia. É necessário melhorar os relacionamentos interpessoais, implementar uma alimentação mais saudável e incentivar o equilibro da vida profissional/pessoal.

Veja, esses são apenas alguns dos principais benefícios relacionados, mas existem muitos outros. É por isso que, hoje, o RH deixou de ser visto como um custo e passou a ser visto como um grande diferencial competitivo, capaz de levar a organização ao topo.

Gostou do nosso conteúdo? Entende como o RH estratégico pode otimizar os resultados da empresa? Agora, aproveite para continuar aprendendo e conheça 5 formas, além do dinheiro, de motivar os colaboradores.

 

Quer receber mais conteúdo relevante como este? Clique aqui.

Fechar Menu