Os funcionários de uma empresa que tem restaurante interno se ausentam 47% menos e produzem 60% mais riquezas que aqueles que atuam em organizações sem esse benefício, de acordo com pesquisa da Buck Consultants.

Além de ser almejada por muitos por facilitar sua rotina, a alimentação dentro da empresa proporciona uma dieta mais balanceada aos colaboradores, oferecendo mais qualidade de vida e agregando valor à marca das instituições que optam por oferecer esse benefício.

8 vantagens que a alimentação em restaurante dentro das empresas oferece

  1. Aumento no rendimento no trabalho, já que os funcionários estarão mais nutridos e dispostos;
  2. Eliminação do tempo de deslocamento dos funcionários, pois eles são servidos dentro das organizações;
  3. Aumento da satisfação do público interno;
  4. Ganho na qualidade de vida dos funcionários;
  5. Melhora do clima organizacional;
  6. Dieta balanceada de acordo com a necessidade dos funcionários;
  7. Retenção de talentos e diminuição do turnover, pois a alimentação na empresa é um benefício considerado diferencial para muitos trabalhadores;
  8. Ganho de imagem como uma empresa socialmente responsável, já que se preocupa com o bem-estar e qualidade de vida dos seus times.

A disponibilização de restaurante dentro da empresa pode ser feita, inclusive, a partir de incentivos fiscais por meio do Programa de Alimentação do Trabalhador (PAT), disposto na lei 6.321, de 1976, e o decreto nº 5, de 1991.

As principais responsabilidades que as empresas devem seguir para ter um restaurante

  • Garantir alimentos adequados ao consumo;
  • Acompanhar as condições higiênicas e sanitárias da manipulação de alimentos;
  • Dispor de um profissional de nutrição que será responsável pelos serviços do restaurante;
  • Oferecer espaço físico adequado para receber os funcionários durante as refeições.

Para muitas empresas, é mais interessante terceirizar o restaurante em vez de montar uma equipe e gerir um serviço que não é o foco da atividade-fim da organização. Nesse tipo de serviço, os alimentos são preparados no local em que serão consumidos, mas por uma empresa contratada, que custeia a manutenção do espaço e fornece a mão de obra (como cozinheiros, nutricionistas e atendentes).

A contratação de um restaurante exige alguns cuidados para garantir a qualidade do serviço oferecido. Listamos para você informações importantes para selecionar os melhores prestadores de serviço. Veja:

  • Verifique a reputação, checando as referências com outras instituições já atendidas;

  • Confira os registros, certificados de qualidade e as licenças da prestadora;

  • Tempo de mercado e capacidade de atendimento (número de funcionários, área geográfica que atende, sistema de gestão, investimentos em infraestrutura e treinamento para os funcionários);

  • Procure saber, em especial, quais os critérios e procedimentos na compra dos insumos.

As empresas que fornecem o serviço de restaurante são fiscalizadas por órgãos do governo, como a Vigilância Sanitária, para garantir um serviço de qualidade para os seus funcionários. Esses órgãos fazem vistorias e fiscalizações no local onde deve ser servida a alimentação. Também é exigido que os trabalhos sejam orientados por um profissional responsável, geralmente um nutricionista.

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