Você já imaginou transformar a rotina pesada dos seus funcionários em momentos agradáveis, explorando a competitividade de maneira saudável e melhorando os resultados da empresa? É por isso que hoje você vai descobrir o que é gamification!

Esse método consiste em criar uma atmosfera lúdica e atrativa para alcançar as metas de uma companhia, transformando as atividades do dia a dia em um cenário parecido com o dos videogames, que pode trazer diversas vantagens para o seu negócio. Leia nosso artigo e descubra como isso acontece!

O que é gamification?

O termo gamification popularizou-se em meados de 2010, quando as grandes organizações passaram a inserir as dinâmicas aplicadas em jogos no cotidiano dos seus funcionários.

A estratégia pode ser usada tanto no que diz respeito ao design de comunicados, alertas e mensagens, quanto na utilização das mecânicas aplicadas nos games para promover treinamentos e outras ações dentro da empresa, incentivando e instruindo os colaboradores.

Os elementos básicos dos jogos de videogames que podem ser usados nas ações estratégicas voltadas às equipes de uma organização são:

  • pontuação e ranking;
  • premiação;
  • troféus;
  • regras;
  • ludicidade;
  • evolução.

A intenção é que o trabalhador seja atraído por esse sistema, exercendo sua função para alcançar os objetivos do jogo e, consequentemente, atingindo as metas da empresa.

Quais as influências nos resultados?

Você deve estar se perguntando: como o uso da gamificação pode melhorar os resultados da empresa? A resposta é muito simples.

O videogame fez parte da infância e juventude de um grande número de pessoas que ocupam o mercado de trabalho atualmente. Aqueles que não tiveram contato com essa tecnologia certamente se interessam pelos benefícios que essa estratégia pode trazer à sua atuação dentro da indústria em que trabalha.

Cabe ao departamento de recursos humanos, junto aos gestores, usar a criatividade na hora de promover os jogos.

O primeiro passo é definir o objetivo de cada setor e a premiação de cada meta atingida. Depois, qual jogo será aplicado para que sejam alcançados tais objetivos, sem se esquecer de comunicar todo o processo.

Por exemplo: se a empresa deseja a confecção de X peças em um determinado espaço de tempo, pode dividir os trabalhadores do setor de produção em equipes. Cada equipe que atingir o objetivo ganha uma pontuação que, ao final de um período, é transformada em um prêmio.

A empresa pode, inclusive, integrar a metodologia ao plano de cargos e salários. Outro exemplo que podemos citar é o interesse em promover alguém do setor administrativo.

Uma série de quiz no próprio sistema interno garante uma pontuação que, em conjunto com outras ações que também podem render pontos (como uma entrevista e a assiduidade), pode definir o novo analista de marketing.

Assim, os indivíduos trabalharão com total dedicação em busca das recompensas, o que vai influenciar positivamente nos resultados da empresa. Não é genial?

Quais as vantagens?

Você aprendeu, até aqui, o que é gamification e de que forma ela pode influenciar nos resultados de uma organização. Mas ainda podemos citar diversas vantagens incríveis em adotar essa estratégia. Veja:

  • aumenta a produtividade e o engajamento dos funcionários;
  • desperta o interesse coletivo em atingir as metas;
  • desenvolve a motivação individual e coletiva;
  • estimula a retenção de talentos;
  • auxilia e otimiza os treinamentos, tanto os de novos colaboradores quanto os de reciclagem;
  • facilita a comunicação interna;
  • proporciona novas experiências.

Quais as aplicações?

As empresas vêm aplicando o gamification em cinco aspectos, buscando resultados em cada um desses campos que contam com a participação do RH: processos seletivos, feedbacks, reuniões, treinamentos e alcance de metas.

Processos seletivos

O uso da gamificação durante o processo seletivo ajuda a engajar os candidatos, mantendo-os descontraídos e facilitando a escolha dos profissionais mais bem preparados. Por meio da técnica, é possível identificar competências e habilidades.

Algumas empresas promovem jogos nas dinâmicas de grupo para avaliar aspectos como: capacidade de trabalho em grupo, companheirismo, ética, entre outros.

Também podem ser aplicados questionários e dinâmicas virtuais, dentro de um storytelling e com proposta lúdica. Assim, é possível fazer uma pré-seleção dos profissionais, de acordo com os seus conhecimentos e adesão à cultura organizacional.

Feedbacks

Durante um game, o feedback é algo muito presente. O jogador está sempre ganhando uma moeda, uma estrela, uma maçã, ou qualquer outro símbolo que o motive a realizar as tarefas, indicando que ele está no caminho desejado.

Esse conceito pode ser aplicado na gestão de pessoas. Ao usar pontos ou alguma maneira de “presentear” o funcionário diante do sucesso de um objetivo, de um bom atendimento ou de um trabalho bem-feito, o líder mostra que esse profissional está no caminho certo. Isso também serve de incentivo para que ele busque novos resultados positivos, mantendo-se em destaque.

Além disso, a gamificação no feedback auxilia o colaborador a entender em quais pontos está errando, corrigindo a atuação dentro da empresa.

Reuniões

O gamification aumenta a interação em reuniões e facilita a integração. De maneira divertida e descontraída, essa estratégia esclarece as pautas que serão discutidas, reunindo os participantes em torno do mesmo objetivo.

Para reuniões de alinhamento, a ferramenta se mostra ainda mais eficiente. Durante esses encontros, geralmente é passado um grande volume de informações.

Para incentivar a absorção desses conhecimentos, uma possibilidade é fazer uma disputa entre os envolvidos, por meio de um quiz envolvendo ranqueamento.

Com isso, além da reunião se tornar mais leve e divertida, os funcionários fixam o conteúdo com facilidade.

Treinamentos

Dentro de um treinamento corporativo, a gamificação promove a competição saudável entre os participantes e facilita a absorção dos conceitos apresentados durante as aulas. O ambiente fica mais leve e propício para o aprendizado, ajudando no engajamento dos participantes.

O gamification também chega a um nível mais pessoal, dando uma sensação de conquista aos participantes que alcançam as metas, aumentando a sua confiança.

Alcance de metas corporativas

É comum que os funcionários não se sintam motivados a colaborar de maneira participativa com o alcance das metas da empresa. Afinal, geralmente esses resultados impactam apenas a organização, não surtindo nenhum efeito prático nos funcionários.

Aplicar o gamification para incentivar o esforço dos colaboradores em prol do objetivo é uma estratégia eficiente para aumentar o envolvimento individual com o trabalho e obter resultados bem mais satisfatórios.

As recompensas podem ser por meio de rankings ou até mesmo um prêmio interessante para os colaboradores, que realmente faça valer a pena todo o esforço empreendido.

Gostou de descobrir o que é gamification e ver quantos benefícios uma só estratégia pode trazer à empresa? Que tal aplicar o método e garantir os melhores resultados para a organização?

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