É crucial conhecer e acompanhar alguns indicadores de RH. Com eles, é possível saber o que tem dado certo dentro da empresa e tomar decisões de forma mais estratégica. Para ficar mais claro, um indicador mostra o grau de resultados de determinada atividade.

Na área de RH, é possível acompanhar diversos indicadores — como o de satisfação dos funcionários, absenteísmo e rotatividade. Suas fórmulas são relativamente simples, mas é preciso comprometimento para acompanhá-las de forma contínua.

Sabemos muito sobre o assunto e decidimos compartilhar isso com você. Hoje você vai descobrir os 4 principais indicadores de RH e entender como utilizá-los. Continue lendo nosso conteúdo e fique por dentro do assunto. Boa leitura!

1. Índice de Satisfação dos Empregados (ESI)

Existem muitas formas de calcular a satisfação dos clientes internos, uma delas é utilizando o cálculo do ESI (Employer Satisfaction Index). Sua aplicação é bastante simples, basta direcionar três perguntas ao funcionário, que devem ser respondidas com notas de 1 a 10. Veja:

  • Quão satisfeito você está com seu atual ambiente de trabalho?
  • Hoje, o seu ambiente de trabalho atende às suas expectativas?
  • Quão próximo está seu atual ambiente de trabalho do ideal?

Após coletar o máximo de feedbacks possível, utilize o seguinte cálculo para mensurar o ESI:

ESI (%) = [((valor total das respostas ÷ 3) – 1) ÷ 9] x 100

O nível de satisfação pode variar bastante de acordo com o segmento de cada empresa. Contudo, é indicado que fique em torno de 60%. Lembre-se sempre de que colaboradores satisfeitos são mais produtivos e comprometidos com os resultados.

2. Taxa de absenteísmo

O excesso de faltas pode ser considerado um grande vilão dentro das empresas. Quando isso acontece, é provável que outro colaborador seja sobrecarregado, que o número de erros cresça e que até ocorram acidentes internos. Por isso é importante monitorar o absenteísmo.

Absenteísmo (%) = horas não trabalhadas / horas efetivamente trabalhadas x 100

O ideal é que o resultado fique em torno de 1,5%. Quando o número é superior, é preciso observar o que tem ocasionado esse elevado índice de absenteísmo. Uma importante dica para combater o problema é promover a qualidade de vida dentro da empresa.

3. Taxa de turnover

Outro indicador que deve ser acompanhado pelo RH é o turnover. Seu objetivo é identificar a rotatividade dos colaboradores, ou melhor, o percentual de funcionários que foram desligados da companhia em determinado período. Veja como utilizá-lo:

Turnover (%) = funcionários que saíram da empresa / total de funcionários no mesmo período x 100

Aqui, mais uma vez, o valor ideal pode variar bastante de acordo com cada empresa — algumas, inclusive, têm uma política de retenção mais elástica. Mas a média fica em torno de 5% de rotatividade, acima disso é importante rever as políticas de retenção.

4. Retorno sobre investimentos (ROI)

O ROI (Return on Investment) é um indicador que pode ser utilizado em qualquer área da empresa, inclusive o RH. Ao aplicá-lo, é possível identificar o retorno que cada investimento — como treinamento, aquisição de software etc. — tem gerado para a empresa.

ROI (%) = (ganho obtido – investimento feito) / investimento feito

Esses são os principais indicadores de RH. Ao utilizá-los, será possível ter uma visão muito mais clara sobre o que está acontecendo dentro da empresa e tomar decisões mais assertivas.

Agora que você está por dentro do assunto e conhece os principais indicadores de RH, aproveite para assinar nossa newsletter e ficar sempre por dentro das nossas novidades. Vamos lá!

 

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