As empresas têm se preocupado cada vez mais com a satisfação dos colaboradores no desempenho de suas atividades. Essa estratégia diminui a rotatividade, garante comprometimento e engajamento dos funcionários e ajuda a retê-los na empresa.

Os funcionários devem ser abordados de uma forma holística para que a empresa consiga manter sua permanência no ambiente corporativo. Atualmente, não basta disponibilizar benefícios como convênios médicos e descontos em farmácia. É preciso ir mais adiante e conquistar o funcionário através da oferta de um ambiente agradável e do incentivo de práticas saudáveis, com uma boa alimentação.

A alimentação saudável disponível no ambiente corporativo deve ser pensada de forma a prevenir o aparecimento de doenças crônicas, melhorar a disposição e produtividade dos funcionários e ser bem saborosa.

Pensando nisso, elaboramos 4 dicas de alimentação saudável para você implantar na empresa e conseguir aplausos de seus funcionários. Acompanhe conosco!

1. Invista em lanches saudáveis

As orientações nutricionais prezam pela ingestão de alimentos a cada 3 horas para diminuir a vontade de comer. Uma das estratégias para agradar os funcionários é introduzir opções saudáveis para o lanche da manhã e tarde.

Para isso, a empresa deve consultar um nutricionista ou que elaborará um cardápio com variedade de produtos naturais e sem conservantes. Opções de lanche com frutas já picadas e prontas para o consumo, pães integrais e sucos naturais serão bem aceitos pelos trabalhadores.

2. Promova palestras sobre alimentação saudável

As palestras sobre nutrição ajudaram a sensibilizar os trabalhadores a adotarem hábitos alimentares saudáveis. Os conteúdos podem ser variados, começando pelos benefícios da alimentação saudável, alergias alimentares e até receitas culinárias.

As orientações nutricionais devem estar associadas à prática de atividade física, cessação do tabagismo, moderação do uso de bebidas alcoólicas e realização de atividades prazerosas.

3. Oriente sobre a hidratação corporal contínua

Os benefícios da hidratação corporal estão relacionados a praticamente todos os processos fisiológicos. A ingestão de 2 litros de água diariamente é capaz de controlar a pressão arterial por aumentar o volume sanguíneo, prevenir o aparecimento de cãibras e melhorar o funcionamento renal.

Também ajuda a fluidificar às fezes facilitando o trânsito intestinal e impedindo a constipação (prisão de ventre), promove saciedade o que pode auxiliar na perda de peso. Além disso, disponibiliza água para a pele contribuindo para uma aparência saudável e bonita.

Um bom gestor pode adquirir garrafas plásticas personalizadas para seus funcionários e estimulá-los na ingestão de água.

4. Incentive campanhas motivacionais para cuidados com a saúde

Uma empresa antenada com a qualidade de vida e produtividade no trabalho deve pensar em estratégias relacionadas ao auxílio à doenças metabólicas (hipertensão, sobrepeso, diabetes, etc).

Nesse sentido, pode ser criado um pacote de benefícios para os funcionários, como consultas ao nutricionista, descontos em academias de ginástica, cartão fidelidade para lojas que vendem produtos saudáveis, entre outros.

A alimentação saudável é um estilo de vida que deve ser adotado em todos os ambientes. As empresas podem ser responsáveis pelas mudanças juntamente com o funcionário. Ele ficará mais disposto e motivado para realizar as atividades e se engajará com os propósitos da empresa. Ao passo que os gestores terão bons funcionários por muito tempo.

Aproveite nossas dicas e comece a programar as mudanças na sua empresa! E compartilhe conosco sua experiência.