Manter-se atento e focado é um grande desafio atualmente, afinal, a correria do dia a dia faz com que tanto a mente quanto o corpo fiquem em estado total de exaustão.

As inúmeras informações que o cérebro recebe, desde quando acordamos até o momento em que vamos dormir, exigem que estejamos prestando atenção em diversos pontos ao mesmo tempo para garantir a qualidade das tarefas que realizamos.

Sendo assim, como ter mais foco mesmo com a rotina tão agitada? Reunimos os segredos para alcançar seus objetivos e tornar a sua rotina muito mais produtiva no post de hoje. Confira!

1. Entenda como a mente funciona quando estamos distraídos

Para saber como ter mais foco, é preciso, primeiramente, entender como a nossa mente trabalha enquanto estamos distraídos.

Imagine que você tem apenas 24 horas para salvar o mundo. Nesse momento — claramente de pressão —, as nossas diretivas internas atuam para que você se mantenha calmo o bastante para poder raciocinar. Todas as variações, nesse caso, ocorrem sobre um único tema: “é preciso ter concentração para resolver o problema”.

No entanto, vale frisar que a capacidade de focar não é importante apenas em situações de crise. Na realidade, as distrações diárias chegam aos poucos, mas são tantas, que fazem com que a pessoa se desligue de todas elas e se concentre apenas naquilo que acredita ser mais vantajoso.

Dessa forma, o dia a dia de uma mente distraída não é apenas improdutivo, mas, muitas vezes, é o primeiro passo para a desmotivação no trabalho. Uma pessoa que não consegue concluir tarefas ou respeitar prazos impostos, sente-se, por vezes, inútil e desanimada.

Consequentemente, o cérebro que não consegue ter foco acaba interferindo também na vida pessoal do indivíduo, que não consegue desenvolver conversas com os amigos, por exemplo.

Para que a sua mente não seja a sua maior inimiga, é preciso mudar alguns hábitos que, possivelmente, contribuem para que o seu cérebro se distraia com facilidade. Manter o foco não é uma tarefa fácil, mas, com dedicação e esforço, é possível.

2. Veja 5 dicas para saber como ter mais foco

Estar em uma reunião de negócios pensando nos problemas pessoais ou começar a trabalhar com o celular em cima da mesa são ótimas armadilhas para manter a sua mente distraída.

Isso significa que, muitas vezes, são os pequenos gestos que podem ajudar a manter o foco e alcançar um objetivo. Então, confira as dicas abaixo e aprenda como ter mais foco e um dia a dia muito mais produtivo:

2.1 Não seja multitarefa

Por mais que você se considere uma pessoa capaz de realizar mais de uma tarefa ao mesmo tempo, entenda que seus trabalhos sempre sofrerão no quesito qualidade todas as vezes que você for interrompido. Por isso, desenvolva a disciplina em sua rotina e realize uma atividade de cada vez.

Dessa forma, é possível trabalhar muito mais rápido, mantendo a qualidade e a eficiência em cada tarefa.

2.2 Aprenda a dizer “não”

O segredo para alcançar seus objetivos está exatamente no que você enxerga como prioridade. Por isso, vale a pena criar uma lista de prioridades com tudo o que deve ser feito.

Risque aquelas que não são mais responsabilidades sua e delegue-as para outras pessoas — isso tira do seu foco o que não convém.

Nesse momento, aprender a dizer “não” é fundamental. Sempre que surgir algo que não está na sua lista e não faz sentido fazer, diga “não posso, me desculpe”. Isso faz com que você se comprometa apenas com o que realmente importa.

2.3 Ensaie mentalmente a sua tarefa

Priorizar o que é realmente importante pode gerar uma sensação de ansiedade. No entanto, não fique pensando apenas nos resultados que pretende alcançar. Esforce-se para visualizar as tarefas sendo realizadas, de forma fácil e produtiva.

Isso ajudará a manter a sua mente focada no que está sendo feito, e não no que acontecerá a partir da conclusão da atividade.

2.4 Mantenha o pensamento positivo

O sentimento de realizar uma tarefa com total concentração é revigorante. Por esse motivo, manter o pensamento positivo é uma forma de se manter motivado enquanto o objetivo ainda não tiver sido alcançado.

Em alguns momentos, dedicar alguns minutos para intervalos será essencial para que o cansaço excessivo não tome conta da mente. Nessa hora, respeitar os limites do seu corpo é muito importante.

2.5 Tenha momentos de distração

E por falar em respeitar os limites do corpo, saber como ter mais foco é também entender que a mente precisa de momentos de distração. É claro que eles não podem ser feitos enquanto você está no meio de uma tarefa, por exemplo.

No entanto, é muito importante dedicar pelo menos algumas horas na semana para relaxar. Muitas vezes, é nesses momentos que a mente se abre para novas ideias e possibilidades.

Passear no parque, ouvir uma música com atenção ou simplesmente conversar com os amigos são formas ótimas de distração que ajudam a manter a mente sempre equilibrada.

3. Aplique ferramentas e metodologias que ajudam a manter o foco

Atualmente, existem diversas metodologias e ferramentas para quem busca aprender como manter o foco e recuperar a qualidade das tarefas realizadas diariamente. Confira algumas:

3.1 StayFocusd

Entre os métodos que ajudam a ter mais foco, destacamos o app do Google Chrome. Ele restringe, com bloqueios temporários, o tempo que é usado em sites que geralmente tomam muito a atenção.

Então, se você quiser acessar o site que está bloqueado, aparecerá a mensagem “Você não deveria estar trabalhando?”. Uma ótima maneira de parar de agir por impulso e perder tempo!

3.2 Focus ME

Semelhante ao app StayFocusd, a ferramenta Focused ME, além de liberar apenas as páginas que você precisa usar para trabalhar, também programa intervalos para pequenas distrações. Afinal, respirar por alguns minutos também é fundamental.

3.3 S.M.A.R.T

Essa metodologia é bastante usada por pessoas que querem ter foco e organização no dia a dia. O acrônimo significa Específica, Mensurável, Atingível, Realista e Temporal — todas as características que uma meta deve ter para ser considerada adequada e motivadora. 

Vale a pena procurar saber mais sobre a metodologia para avaliar se você tem estabelecido boas metas, afinal, isso pode influenciar bastante a sua determinação na hora de cumpri-las.

3.4 5S

Essa estratégia foi bastante utilizada pelo Japão no momento pós-guerra para se recuperar e inspirou muitas empresas a adotá-la.

O conceito tem como base cinco palavras japonesas que significam: senso de utilização, senso de organização, senso de limpeza, senso de saúde e senso de autodisciplina. Por meio desses 5 pontos, pretende-se alcançar maior produtividade, reduzir despesas, melhorar a qualidade das entregas e o nível de satisfação com o trabalho de modo geral.

Saber como ter mais foco é fundamental para o sucesso da vida pessoal e profissional. Com foco, alcançar os objetivos é muito mais viável e fácil. Então, agora que você já sabe como melhorar o foco, que tal continuar aprendendo? Descubra as 5 ferramentas de produtividade para ganhar tempo na empresa!

Fechar Menu