Incentivar funcionários a se alimentarem de maneira saudável é um compromisso para empresas que prezam pela qualidade de vida e produtividade. A opção por hábitos alimentares mais sadios cresceu no Brasil, segundo pesquisa divulgada pelo instituto Datafolha, o que significa que há mais pessoas interessadas em consumir verduras, frutas e sucos naturais, deixando de lado os alimentos calóricos e com pouco valor nutricional. Contudo, muitos ainda desconhecem os impactos da má alimentação para o corpo e mente.

Neste artigo, você vai conhecer as melhores dicas para incentivar funcionários a se alimentarem melhor no dia a dia. Continue lendo!

Alimentação x Produtividade

A alimentação é a principal fonte de energia do nosso corpo. Para que tudo funcione perfeitamente, precisamos manter um equilíbrio entre o que ingerimos e o que gastamos diariamente.

O abastecimento de comida em nosso organismo interfere nas nossas habilidades motoras e mentais: quem se alimenta mal tem mais dificuldades de concentração, sente-se mais cansado e, constantemente, menos disposto.

Estes sintomas atrapalham a produtividade de qualquer um e podem afetar o rendimento de sua equipe. Incentivar funcionários a se alimentarem melhor é uma oportunidade para que as empresas tenham equipes mais produtivas e com maior qualidade de vida.

O papel transformador da empresa

Todos ganham quando a promoção da qualidade de vida faz parte da cultura da companhia, pois, como passamos boa parte do dia trabalhando, é crucial que este ambiente seja acolhedor, confortável e que inspire eficiência.

O cuidado com a qualidade de vida do colaborador deve ser proporcional ao cuidado com sua refeição. Os restaurantes internos devem estar preparados para atender às necessidades alimentares dos trabalhadores da melhor maneira possível.

Dicas para incentivar funcionários

Conheça agora as melhores práticas para incentivar funcionários a se alimentarem melhor:

Campanhas internas

Utilizar os canais de comunicação internos da empresa para incentivar o consumo de alimentos e a prática de hábitos saudáveis é uma maneira de despertar o interesse dos funcionários. Artes e chamadas criativas vão chamar a atenção de quem estiver circulando próximo ao mural, por exemplo.

Palestras

Convidar profissionais da área nutricional, como médicos, reforça o compromisso da empresa com a saúde dos funcionários e garante que eles escutem a opinião de uma autoridade no assunto. Uma palestra pode convencer aqueles que ainda estão em dúvida sobre investir ou não no próprio bem-estar.

Eventos

A promoção de eventos internos voltados à alimentação saudável é a melhor opção para quem deseja estimular os funcionários. As opções são variadas, desde feiras gastronômicas até participações especiais na SIPAT (Semana Interna de Prevenção de Acidentes no Trabalho).

Acompanhamento profissional

Garantir o atendimento exclusivo de um profissional especialista em alimentação é importante para fortalecer os laços de confiança entre empresa e funcionário. Vale também criar um canal para a resolução de dúvidas.

Boa alimentação que retém talentos

Além de contribuir com a saúde, o incentivo à boa alimentação é essencial para te ajudar na retenção de talentos da empresa, pois contribui com a satisfação e o sentimento de tranquilidade dos funcionários. Isso vai demonstrar sua preocupação com a vitalidade deles.

Agora que você descobriu como incentivar funcionários a se alimentarem melhor, compartilhe nos comentários sua experiência!