Crescemos ouvindo que devemos ser responsáveis. E assim agimos em nossa vida pessoal, na escola, no trabalho… Mas você sabe qual a importância da responsabilidade corporativa?

Trata-se de um conceito que preza a sustentabilidade nos negócios. Uma empresa que adota a responsabilidade corporativa tem grande zelo também pelo capital humano. Seus funcionários, suas famílias e a sociedade na qual ela está inserida são levadas em conta.

Isso engloba programas motivacionais, salários mais justos e consumo consciente. Se você admira a ideia, mas ainda não sabe ao certo como implantá-la, listamos abaixo alguns fatores que devem ser levados em conta. Confira!

Consumo de insumos

Consumir com consciência é necessário. Em seus processos produtivos e até mesmo no dia a dia do setor administrativo, a empresa precisa empregar diversos insumos.

Alguns são derivados de recursos naturais. É importante ter em mente que essas fontes não são inesgotáveis e, portanto, devemos pensar antes de usá-las. O combate aos desperdícios é um importante passo nesse sentido.

Sustentabilidade

Além da consciência no consumo, é preciso saber o que fazer com o lixo. Alguns materiais podem (e devem) ser reciclados. É importante que não sejam destinados ao lixo comum.

E toda a equipe precisa estar engajada nisso. O ideal é disponibilizar recipientes específicos para descarte de cada tipo de material e incentivar que eles sejam realmente utilizados de maneira correta.

Bem-estar dos funcionários

A responsabilidade corporativa também deve ser aplicada nas relações empresa e funcionários. É importante lembrar que as pessoas envolvidas na organização precisam estar bem para que tudo corra bem de modo geral.

Uma equipe desmotivada, doente (física ou emocionalmente) e que sente que não é valorizada, certamente não oferecerá o seu melhor à empresa. Por outro lado, quanto mais você oferecer boas condições de trabalho aos seus funcionários, mais eles sentirão que vale a pena fazer tudo o que podem pela empresa.

Um funcionário “veste a camisa” da empresa quando é valorizado. Você precisa conquistar as pessoas que trabalham para você e não simplesmente exigir delas determinadas condutas.

Oportunidades de negócios

Alguns gestores acreditam que os negócios fluem independentemente da sua postura no que diz respeito às pessoas, ao planeta e à sociedade em geral. Chegam a pensar que é perda de tempo e dinheiro se preocupar com essas questões.

Os reflexos desse pensamento poderão ser observados a longo prazo, quando a empresa começar a perder oportunidades de negócio. Essas perdas, na maior parte das vezes, são irreversíveis.

Entretanto, implantar um programa de responsabilidade corporativa visando somente o lucro não é o melhor a fazer. É necessário realmente acreditar na causa.

Algumas empresas também acreditam que cumprem o seu papel social porque ajudam ou mantêm instituições que atuam na solução de determinados problemas. Nesse caso, estão cumprindo a sua responsabilidade social.

É claro que essa iniciativa também é importante, mas ela não exime a empresa da responsabilidade corporativa, que envolve as questões de não ofender as pessoas e o meio ambiente em seus processos internos.

E você? Já faz algo para que a responsabilidade corporativa funcione na sua empresa? Se você gostou do post, não deixe de nos seguir nas redes sociais para ter acesso a mais conteúdos como este. Estamos no Facebook, Youtube, LinkedIn e Instagram.