Na década de 1990, nos Estados Unidos, surgiu um movimento que tinha como objetivo dedicar todo um mês à conscientização da população, principalmente as mulheres, sobre o câncer de mama. Essa iniciativa ganhou força com o passar dos anos e hoje é conhecida no mundo todo como campanha do Outubro Rosa.

A grande maioria das empresas se preocupa em participar desse movimento todos os anos, a fim de conscientizar suas colaboradoras dos perigos dessa doença. Isso pois o câncer de mama é o tipo mais comum entre as mulheres e também é o que mais causa mortes. Além disso, a campanha reforça a importância de realizar os exames com regularidade para que o diagnóstico seja feito o quanto antes.

Participar dessa iniciativa é fundamental, mas você pode estar se perguntando quais são as formas de promover a conscientização do Outubro Rosa de forma efetiva dentro de uma empresa. Se essa é a sua dúvida, então confira as nossas dicas.

1. Realize palestras educativas

Embora saibamos o quão perigoso é o câncer de mama, muitas mulheres, por diversos motivos, não fazem os exames preventivos. A melhor forma de conscientizar as colaboradoras de sua empresa é sendo redundante: promova palestras educativas que reforcem as informações sobre a doença e prevenção, afinal, conscientizar nunca é demais.

A palestra deve ser direcionada a todos os colaboradores, tantos os homens quanto as mulheres. Tente trazer palestrantes que apresentem informações interessantes e atualizadas, por exemplo, quais são as novidades no tratamento e prevenção contra o câncer de mama. Vale lembrar também que é importantíssimo ensinar às mulheres a fazer o autoexame.

2. Promova doações e ajudas

Essa é uma das maneiras mais impactantes de participar do Outubro Rosa, pois, além de conscientizar os seus colaboradores, a empresa ainda pode se mobilizar e ajudar as pessoas que estão lutando contra esta doença.

Há várias formas de ajudar: as pessoas podem doar mechas de cabelo para a confecção de perucas, ou então doar lenços de cabeça para pacientes em tratamento.

Se a empresa preferir, também é possível contribuir com quantias em dinheiro, só não esqueça que o legal é que o colaborador sinta ter ajudado verdadeiramente a causa . Assim, a empresa pode, por exemplo, vender uma camiseta personalizada (que sirva como uniforme) e reverter parte do dinheiro para alguma ONG ou hospital.

3. Escolha o dia de usar rosa

Combine com seus colaboradores um dia da semana para que todos usem rosa no trabalho. Além de ser uma ótima forma de descontrair o ambiente, a cor rosa simboliza a luta contra o câncer de mama, logo, a mensagem fica implícita.

Não se esqueça de registrar o momento tirando fotos e postando nas redes sociais, assim você divulga a sua empresa, promove a interação entre os colaboradores e ainda conscientiza terceiros!

4. Ofereça kits e panfletos aos colaboradores

A Campanha de Outubro Rosa fala sobre um assunto muito sério, mas a conscientização pode ser feita de uma forma mais leve, a fim de quebrar um pouco o clima pesado que é o assunto câncer.

Para que a data fique marcada na memória de todos, a empresa pode distribuir kits a todos aqueles que participaram das doações ou foram vestidos de rosa. Esse kit pode conter canetas ou bloquinhos temáticos, além de algum doce, como um cupcake cor-de-rosa. Aproveite para colocar, junto a esses brindes, panfletos informativos. Assim, o trabalho de conscientização continua.

Promover a saúde e o bem-estar dos colaboradores também é uma função da empresa. Portanto, participar da conscientização do Outubro Rosa é muito importante. A empresa será vista com bons olhos pelos colaboradores ao mostrar que se importa com causas como esta.

Achou as dicas interessantes? Então compartilhe este post em suas redes sociais para que mais pessoas saibam como participar da campanha do Outubro Rosa.