O Outubro Rosa é um movimento comemorado no mundo todo, com ações de prevenção ao câncer de mama. Várias empresas adotam medidas para identificar a adesão à campanha, como iluminar os prédios de rosa, promover práticas de conscientização, incentivar o uso da cor durante o mês para lembrar as mulheres da importância dos exames preventivos, entre outras.

Essa campanha não só pode ajudar na saúde das funcionárias, mas também pode promover um maior engajamento dentro da empresa e estimular a integração. Quer saber mais sobre o assunto? Confira o post!

Qual a origem do Outubro Rosa?

O movimento teve início nos Estados Unidos, onde vários estados realizavam ações isoladas de informação e prevenção da doença, como exames de mamografia. O mês de outubro ficou conhecido como o mês nacional de prevenção do câncer de mama, sendo que essa denominação chegou a ser aprovada pelo Congresso Americano.

O laço cor-de-rosa passou a ser símbolo do movimento, quando foi distribuído aos participantes da primeira Corrida pela Cura, realizada em 1990 na cidade de Nova York.

Como o Outubro Rosa pode agregar valor para a empresa?

Promover uma participação ativa na campanha traz benefícios não só para a organização, mas também para os funcionários. Conheça os principais a seguir.

1. Conscientização sobre o tema

A divulgação da importância do autoexame ajuda a conscientizar as mulheres sobre o tema, a criar uma rotina de observação do próprio corpo e a alertar sobre a gravidade da doença. Embora esse assunto seja discutido na mídia, é importante reforçá-lo no ambiente corporativo para que a sua relevância seja enfatizada.

2. Percepção de valor da imagem das empresas por parte dos funcionários

Um dos elementos que mais provocam engajamento é o sentimento de importância dos funcionários. Saber que a empresa os vê não apenas como números e preocupa-se com a saúde e o bem-estar é essencial para a construção de uma imagem positiva e, consequentemente, para um maior envolvimento dos colaboradores com o trabalho.

3. Estímulo à saúde dos trabalhadores

Ações de cuidado com a saúde ajudam não só no dia a dia dos funcionários, mas também no pleno funcionamento da corporação. Para que o fluxo de produção continue, a empresa precisa de profissionais saudáveis, e esse tipo de campanha ajuda no cuidado próprio.

Como promover a campanha?

A empresa pode promover alguns eventos internos para incentivar a participação na campanha, como:

  • dia de cuidados e beleza; 
  • palestras com médicos e pessoas que venceram a doença;
  • desfile temático;
  • buffet especial;
  • caminhadas e corridas;
  • distribuições de pins com o laço rosa que caracteriza a campanha.

Essas são apenas algumas ideias do que você pode promover na empresa. Lembre-se de que o importante é trabalhar o tema, seja por uma iniciativa mais simples, seja por uma estratégia que dispenda mais recursos e tempo.

A Exal oferece o Festival do Evento, que, além de propor uma quebra na rotina e promover uma convivência maior entre os funcionários, proporciona momentos agradáveis. São realizações com decoração e cardápios especiais, que ajudam a fixar a realização na memória dos colaboradores.

Sabendo desses benefícios e do propósito da campanha, que tal começar a organizar uma comemoração no próximo Outubro Rosa aí na sua empresa?

O nosso post foi útil? Então, aproveite para assinar a nossa newsletter e ser notificado sobre as novas postagens no blog!