O setor de recursos humanos tem um papel determinante na tomada de decisão estratégica dentro das organizações, interferindo diretamente nas ações e estratégias que impactam os resultados das empresas.

Essa função que o RH tem é importante para gerar uma posição de destaque entre os concorrentes do segmento em que a organização atua, mas, por outro lado, pode deixar o cotidiano dos gestores ainda mais agitado, assim como aumentar suas responsabilidades e, por consequência, dificultar a tomada de decisões.

Pensando nisso, elaboramos este conteúdo especialmente para você que é responsável pelo departamento de RH e ainda não sabe qual a importância de aplicar a tomada de decisão estratégica no dia a dia da empresa. Acompanhe a leitura do artigo para conferir!

1. Fornece métricas importantes

Para lidar com aos assuntos relacionados às necessidades e particularidades da empresa em relação aos seus funcionários, há o departamento de RH que, por sua vez, precisa contar com recursos para mensurar o desempenho e os resultados gerados.

Quando aplicada corretamente, a tomada de decisão estratégica ajuda a não apenas obter dados relevantes sobre os colaboradores, mas também a interpretá-los da maneira correta. Isso é possível porque ela fornece métricas importantes, como:

  • taxas de rotatividade;
  • custo por contratação;
  • níveis de produtividade.

O fato é que os números gerados por essas métricas exercem um papel fundamental para o setor de RH. Contudo, quando interpretados corretamente, eles podem ser muito úteis para as demais áreas da empresa.

Por exemplo, resultados como os índices de turnover, níveis de produtividade ou custos por contratação são capazes de oferecer uma perspectiva financeira muito mais ampla sobre quanto os recursos humanos da empresa produzem e o quanto custam.

Esse tipo de cálculo é essencial para a tomada de decisão estratégica e, também, para que seja possível saber onde os empregados precisam de mais investimentos.

2. Ajuda a criar planos de carreira

Um dos maiores objetivos do RH é ter profissionais competentes atuando com eficiência em benefício dos resultados da empresa. Porém, para evitar que eles procurem por outras oportunidades no mercado, é preciso garantir que estejam satisfeitos dentro da organização.

Portanto, uma das vantagens da tomada de decisão estratégica pelo setor de recursos humanos é que essa metodologia proporciona as ferramentas necessárias para que a empresa ofereça um bom plano de carreira a seus colaboradores. A ideia é equilibrar as taxas de rotatividade e construir uma liderança muito mais madura.

Dito isso, é fundamental consultar as pessoas que integram a equipe de funcionários antes de fazer promoções, reestruturação de cargos, mudanças na liderança ou qualquer outra decisão que impacte a logística interna.

3. Proporciona previsibilidade

Por fim, mas não menos importante, um RH bem estruturado tem uma perspectiva muito mais abrangente sobre a situação da empresa, de modo que é possível até mesmo antecipar algumas situações.

A conexão entre os departamentos da organização possibilita a construção de cenários e, por consequência, ajuda a apresentar tendências. Esse tipo de habilidade é obtida pelo RH por meio da coleta de informações. A dica é: saber quais dados coletar dos empregados e como eles podem ser utilizados pelo planejamento geral.

Como você pôde conferir, a tomada de decisão estratégica abrange um conjunto de práticas que têm a finalidade de trazer mais segurança aos colaboradores, reduzir o índice de rotatividade e gerar melhores resultados para o negócio.

O nosso artigo sobre por que é importante inserir o departamento de recursos humanos na tomada de decisão estratégica foi útil para você? Então, curta a nossa página no Facebook para receber mais conteúdos como este e se manter atualizado sobre o mercado!

Deixe uma resposta

Fechar Menu