Institucional - - EXAL - Excelência em Alimentação - Seja bem-vindo
Imagem: Background Slide 01 Somos comprometidos com a Excelência da sua Alimentação. É assim que a EXAL trabalha: visando sempre a agilidade das atividades que executa, com transparência e clareza.
Imagem: Background Slide 02 Qualidade de Vida dentro e fora dos restaurantes. Para a EXAL, qualidade de vida é trabalhar com prazer, promover a sinergia entre as equipes e oferecer soluções completas.
Imagem: Background Slide 03 A EXAL está cada vez mais perto de você. Presente em diversas regiões do país, a EXAL desenvolve projetos inovadores e de alto nível. Clique aqui e saiba como podemos te ajudar.

InstitucionalApresentação EXAL

Destaque no segmento de administração de restaurantes corporativos, A EXAL vem constantemente conquistando prêmios e reconhecimento do mercado devido à qualidade dos seus produtos e serviços, e pelo posicionamento ético e transparente de atuação que oferece aos clientes.



  • Estamos há 25 anos no mercado
  • Mais de 90 mil refeições/dia
  • Mais de 100 restaurantes atendidos

Há 25 anos a EXAL oferece soluções completas no segmento de administração de restaurantes corporativos, com projetos inovadores e de alto nível, previamente definidos em conjunto com o cliente, abrangendo desde layout até o tipo de cardápio a ser oferecido aos clientes.

Os restaurantes EXAL contam com Nutricionistas especializados na gestão de unidades corporativas, colaboradores experientes e tecnologia em software de gestão que contribuem para a qualidade do trabalho, o sabor e a segurança do que é servido ao colaborador das empresas onde atua.

EXAL - Excelência em Alimentação


InstitucionalHistória

Há 25 anos oferecemos soluções completas no segmento de administração de restaurantes corporativos. Saiba como tudo começou e cada etapa fundamental na história da EXAL.



Roberto compra a Vovô Juca e cria a EXAL

Roberto de Oliveira compra a empresa de refeições coletivas Vovô Juca. É lançada a EXAL – Excelência em Alimentação e apresentados o novo uniforme e a marca da companhia, em um evento no Hotel Bourbon. Nasce uma gestão profissional focada na qualidade, proximidade com os colaboradores e, principalmente, ética.

1992

Lançamento do projeto Mão na Massa

Os novos diretores tomam posse e dobram o faturamento da empresa. Acontece o lançamento do projeto Mão na Massa. Roberto participa um dia por mês em uma unidade de restaurante, vestido de auxiliar de cozinha, e cumpre as tarefas da equipe para a preparação das refeições a fim de integrar-se ao negócio e à equipe. O programa durou cinco anos.

1993

Implantação da cultura de Qualidade Total e 5s

A EXAL adota o Sistema 5S com o auxílio da consultoria comandada por Vicente Falconi, especialista em Gerenciamento Empresarial e Qualidade Total. A empresa investe em treinamento dos colaboradores.

1994

Conquista do mercado paulista

A EXAL chaga a São Paulo com a administração de restaurantes empresariais na região de Jundiaí.

1996

Cinco anos de EXAL
Ampliação para outros estados
Criação do Genial e ISO

Os cinco anos de EXAL são comemorados em um evento no Buffet Ilha do Mel, em Curitiba. No mesmo ano a empresa chega aos estados de Santa Catarina e Minas Gerais. Acontece a criação do Programa de Gerenciamento GENIAL, realizado pela equipe de TI e a certificação ISO.

1997

Mudança para a sede atual

Mais uma vez, a empresa passa por uma mudança de estratégia e descentraliza os seus processos. A EXAL deixa a Cidade Industrial de Curitiba e se instala em uma casa no bairro Batel.

1998

Compra da NUTRIBEM Joinville/SC

A EXAL adquire a empresa Nutribem, líder no setor de refeições empresariais na cidade de Joinville, em Santa Catarina. É lançada a primeira versão do Projeto Prato Limpo, com o objetivo de diminuir o desperdício de restos e sobras nos restaurantes administrados pela marca.

2000

Prêmio destaques do Paraná

A EXAL retoma o crescimento e atrai a atenção do mercado com a premiação “Empresa do Ano”, oferecido pelo Jornal Indústria & Comércio como “Empresa Excelência no setor de refeições coletivas”.

2003

Implantação da linha de produtos e serviços EXAL

Implantação da nova linha de produtos e serviços EXAL. A partir deste ano a empresa passa a registrar lucros. O ano é marcado pela nova Diretoria Administrativa e Financeira que aplica uma inovadora abordagem de mercado.

2004

Lançamento do Programa MAIS SAÚDE & VIDA

A EXAL apresenta ao mercado um programa inovador de qualidade de vida para empresas, o MAIS SAÚDE & VIDA. Enquanto a prática do segmento é baseada em campanhas e palestras, o programa traz uma abordagem completa e contribui para a saúde e mudança de hábitos dos usuários dos seus restaurantes.

2005

Reestruturação da área de Qualidade

A empresa adota o Manual de Boas Práticas padrão em todas as unidades, aprimora as ferramentas POP’s e cria o ÍNDICE DE QUALIFICAÇÃO EXAL – IQUEX, que inova a maneira de gerenciar pessoas no segmento de serviços de alimentação.

2006

15 anos de EXAL

É realizada uma festa comemorativa no Hotel Sheraton, quando é apresentada a nova linha de uniformes e lançado o Premium, um conceito de praça de alimentação aos serviços de restaurantes empresariais.

2007

Estruturação dos departamentos de Marketing e Comercial

A EXAL investe na reestruturação dos departamentos de marketing e comercial a fim de dar mais visibilidade à marca no mercado e conquistar novos clientes.

2008

Forte crescimento

O novo posicionamento da EXAL provoca uma forte guinada em seu crescimento, chegando a 40% em comparação a períodos anteriores.

2009

Reposicionamento Estratégico da Empresa

Neste ano, a estrutura administrativa passa a contar com uma nova Diretoria de Vendas e Marketing e Diretoria Operacional. É realizado então o plano estratégico para duplicar a receita da empresa.

2010

Prêmio da Revista Gestão & RH
21 novos clientes

A EXAL conquista pela primeira vez o Prêmio Melhor Fornecedor de RH, oferecido pela Revista Gestão & RH. O título tem grande repercussão dentro do mercado de refeições empresariais em todo o Brasil.

2011

EXAL 20 anos
Revisão de processos e novas diretrizes

A companhia faz uma revisão de seu posicionamento no mercado para a consolidação dos seus 20 anos de atuação. Estabelece ainda o macro processo EXAL20, definido pela marca da excelência (10+10) com o objetivo de orientar os processos para os próximos anos, e a inserção da Saúde em sua missão, que fortalece em definitivo o compromisso com a Qualidade de Vida dos usuários dos seus restaurantes. Acontece a comemoração dos seus 20 anos.

2012

Prêmio Top of Mind de RH

A EXAL conquista pela primeira vez o selo Top of Mind de RH e está entre as cinco empresas mais lembradas para a contratação de serviços de alimentação. O título tem grande repercussão no mercado, em todo o Brasil.

2013

Recorde de faturamento e CAGEX

No ano de 2014, a EXAL colhe os frutos da grande determinação da equipe e a empresa tem recorde no faturamento. Ainda nesse ano, desenvolve sua primeira convenção de gestores, o CAGEX.

2014

Novamente grandes premiações

A empresa é contemplada novamente com o Selo do Top of Mind de RH que elege as 5 empresas mais lembradas em São Paulo para a contratação de serviços de alimentação. Além da conquista pelo quarto ano do prêmio Melhor Fornecedor de RH pela Revista Gestão & RH.

2015

InstitucionalMissão, visão e valores

Conheça as diretrizes institucionais e princípios que regem o padrão de qualidade EXAL.


Missão

  • A satisfação e a saúde dos clientes;
  • A satisfação dos colaboradores;
  • Rentabilidade.

Visão

Construir uma companhia excelente, sustentável, desejada pelos clientes, desfrutada pelos colaboradores e de retorno crescente.

Valores

  • Disciplina
  • Excelência
  • Agilidade
  • Flexibilidade
  • Ética
  • Transparência
  • Profissionalismo
  • Responsabilidade social
  • Responsabilidade ambiental
  • Respeito ao ser humano

InstitucionalCódigo de Ética


  1. Não fornecemos nem recebemos subornos de qualquer espécie ou quantia de qualquer pessoa ou organização, pública ou privada, para fins justificáveis ou não;
  2. Todas as operações são executadas na forma da lei vigente no país, estado e município em que operamos;
  3. Pautamos nossas ações e negócios na transparência. Falamos estritamente a verdade;
  4. Entregamos o que prometemos ou mais, nunca menos;
  5. Cumprimos nossos compromissos financeiros, legais, tributários, trabalhistas e morais, rigorosamente em dia;
  6. Os brindes oferecidos são simples, exceto aqueles ofertados em sorteios promocionais públicos;
  7. Não adotamos cor-político-partidária ou religiosa; não praticamos qualquer forma de discriminação racial ou sexual.

InstitucionalMercado

Fique por dentro do mercado de Restaurantes Corporativos. Os dados abaixo são coletados das pesquisas da ABERC (Associação Brasileira das Empresas de Refeições Coletivas).



PAT – Programa de Alimentação do Trabalhador



A EXAL se baseia no Programa de Alimentação do Trabalhador. O chamado PAT foi instituído pela Lei n∘ 6.321, de 14 de abril de 1976 e regulamentado pelo Decreto n∘ 5, de 14 de janeiro de 1991. Prioriza o atendimento aos trabalhadores de baixa renda, isto é, aqueles que ganham até cinco salários mínimos mensais. O programa foi estruturado por meio de uma parceria entre Governo, empresa e trabalhador e tem como unidade gestora a Secretaria de Inspeção do Trabalho e o Departamento de Segurança e Saúde no Trabalho.

O PAT tem por objetivo melhorar as condições nutricionais dos trabalhadores, com repercussões positivas para a qualidade de vida, a redução de acidentes de trabalho e o aumento da produtividade. Entre os principais benefícios estão:

Para o trabalhador

  • Melhoria das condições nutricionais e de qualidade de vida;
  • Aumento da capacidade física;
  • Aumento da resistência à fadiga;
  • Aumento da resistência à doenças;
  • Redução dos riscos de acidentes de trabalho.

Para Empresas

  • Aumento de produtividade;
  • Maior integração entre trabalhador e empresa;
  • Redução do absenteísmo, ou seja, atrasos e faltas;
  • Redução da rotatividade;
  • Isenção de encargos sociais sobre o valor da alimentação fornecida;
  • Incentivo fiscal com a dedução de até 4% no imposto de renda devido.

Para o Governo

  • Redução das despesas e investimentos na área da saúde;
  • Crescimento da atividade econômica;
  • Bem-estar social.