Você já deve ter notado que as ações para a campanha do Novembro Azul já começaram a ser divulgadas na mídia, não é verdade? Mas será que você entende a importância em promover essa causa na empresa?

Pois bem, neste post mostramos as melhores práticas para conscientização do Novembro Azul que podem ser aplicadas em sua organização. Não deixe de seguir a leitura deste artigo para saber como os setores de RH e marketing podem trabalhar juntos em prol de um tema tão importante! 

Entenda o que é a campanha do Novembro Azul

Enquanto a campanha do Outubro Rosa tem a finalidade de conscientizar as mulheres sobre o quão importante é se prevenir contra o câncer de mama, as ações do Novembro Azul são voltadas para os homens. Apesar de ainda não ser tão popular, elas têm ganhado força ao longo dos anos. Hoje em dia, grande parte da população já tem conhecimento a respeito.

A campanha de conscientização do Novembro Azul aborda a importância que um diagnóstico precoce tem para tornar o tratamento do câncer de próstata mais efetivo.

Além disso, a iniciativa visa a promover o diálogo aberto com homens para afastar o receio masculino, que faz com que muitos não façam consultas preventivas e, é claro, mitigar preconceitos em torno da questão.

Informe-se sobre o câncer de próstata

A seguir, listamos algumas informações importantes sobre o câncer de próstata para os responsáveis por promover a campanha do Novembro Azul conheçam.

Fatores de risco

  • Idade — mais de 60% dos casos são de homens a partir dos 65 anos;
  • sedentarismo;
  • obesidade;
  • histórico familiar;
  • alimentação inadequada, deficiente em verduras, frutas, legumes e grãos e à base de gordura animal.​

Sintomas (só aparecem nos casos avançados)

  • Dificuldade para urinar;
  • dores fortes no corpo;
  • dor óssea;
  • insuficiência renal;
  • vontade de urinar com urgência;
  • queda do estado geral.

Promova ações de conscientização

Após obter dados e informações importantes a respeito do tema, é a hora de aplicar os esforços em estratégias para promover a conscientização do Novembro Azul na empresa.

Organize a campanha na empresa. Convide profissionais da área de saúde e especialistas no assunto para dar palestras informativas para os gestores e colaboradores da organização. Utilize abordagens inteligentes para incentivar os exames.

Separe um dia especial para o evento e permita que os funcionários convidem amigos ou parentes para participar das palestras de conscientização. Quanto mais pessoas tiverem acesso à informação, maior o efeito dos esforços.

Outra ideia interessante é utilizar materiais promocionais para ajudar a fixar a ideia da campanha nas pessoas. Dê brindes criativos como laços e camisetas com o tema.

Como você pôde conferir neste artigo, é muito importante que a empresa realize uma campanha do Novembro Azul. Pois isso demonstra consciência, preocupação por assuntos delicados de conhecimento geral. Além disso, adotar essas medidas ajuda a humanizar a organização e aproximá-la do público.

Você gostou do conteúdo? Então, não deixe de assinar a nossa newsletter para receber mais artigos como este todas as semanas e se manter atualizado sobre o mercado!