Se compararmos as empresas a uma máquina, os funcionários seriam as engrenagens, ou seja, a empresa necessita de seus colaboradores para funcionar corretamente. Tendo em mente a importância dos colaboradores, uma ferramenta foi desenvolvida para medir o grau de satisfação dos funcionários: o ENPS (Employee Net Promoter Score).

Investir na pesquisa ENPS é importantíssimo, afinal, colaboradores felizes e satisfeitos tendem a produzir mais, o que significa que a felicidade dos colaboradores está diretamente ligada ao lucro da empresa.

Neste post, explicamos com mais detalhes o que é a ENPS e também mostraremos como essa ferramenta pode ajudar a sua empresa a prosperar.

Ficou interessado? Então, continue com a leitura!

O que é a pesquisa ENPS?

A criação do ENPS foi baseada no NPS, ferramenta que mede a satisfação dos clientes com a marca e seu produto. O ENPS nada mais é que uma série de perguntas sobre o que o colaborador pensa sobre cada setor da empresa, dessa forma a ferramenta medirá se os colaboradores estão satisfeitos com a liderança da empresa e com o produto que ela entrega. Esse método de pesquisa começou a ser utilizado por grandes corporações, como a Apple e a Amazon.

Aplicado de uma maneira simples, o ENPS consiste em um questionário de seis a dez perguntas objetivas e descritivas que avaliarão o nível de lealdade do colaborador e as chances de ele recomendar a empresa para um amigo.

As perguntas objetivas solicitam que o colaborador avalie cada segmento (empresa, liderança e produto) com uma nota de 0 a 10. Com base nas notas, o funcionário pode ser avaliado como detrator (notas de 0 a 6), neutro (notas de 7 a 8) e promotor (9 e 10). As perguntas descritivas pedem para que o colaborador justifique a nota que foi dada para determinado segmento.

É importante que o questionário seja breve, uma vez que os colaboradores não têm tempo nem paciência para responder a tantas perguntas, pois quanto maior o questionário menor será o número de respostas.

Quais as vantagens da pesquisa ENPS?

A maior vantagem desse tipo de pesquisa é a sua rapidez. Os resultados ficam prontos rapidamente, pois a simplicidade do questionário agiliza o processo de pós-coleta e tabulação dos resultados, isso que permite que os líderes tomem as medidas necessárias com maior prontidão. Como a pesquisa é fácil de ser elaborada e não requer muito tempo para ficar pronta, a empresa pode aumentar a frequência de mensuração.

Toda a pesquisa ENPS é feita de modo anônimo, dessa forma os colaboradores se sentem mais seguros para responderem às perguntas com sinceridade, o que torna o feedback mais confiável.

Como a pesquisa pode ajudar a empresa a tomar decisões?

A avaliação feita por meio das respostas dos funcionários permite que os líderes da empresa saibam exatamente onde se encontra o descontentamento dos colaboradores. Assim, esses problemas podem ser mais facilmente corrigidos.

O questionário também deve ser feito antes e depois de qualquer decisão tomada pela empresa. Esse tipo de pesquisa permite que os colaboradores deem a sua opinião nas decisões mais importantes da empresa. Os líderes precisam ouvir o que seus colaboradores têm a dizer e a utilização do ENPS é a meio mais fácil de atingir esse objetivo.

Nenhuma empresa consegue prosperar sem a ajuda de seus colaboradores, por isso é tão importante basear as decisões da empresa nos resultados da pesquisa ENPS. Se você deseja aumentar os lucros da sua empresa, então está na hora de começar a dar mais valor às peças mais importantes de toda a corporação: os colaboradores.

Gostou do texto? Você já tinha ouvido falar sobre a pesquisa ENPS? Compartilhe este post em suas redes sociais para que mais pessoas possam descobrir essa ferramenta.