Quando falamos de gestão de pessoas, é importante estar sempre atento às tendências. Com o surgimento da tecnologia, os resultados estão crescendo de forma rápida, promovendo uma melhora nas métricas de RH. 

É estimado que 56% dos estabelecimentos especializados em RH procurem reformular sua maneira de trabalhar, aproveitando o crescimento da “era digital”. Além disso, 82% do núcleo especializado em RH e na gestão de pessoas está considerando migrar sua gestão para se beneficiar das ferramentas digitais. 

Sabendo disso, listamos algumas tendências de gestão de pessoas para que você as conheça melhor. Acompanhe!

Quais as principais tendências da gestão de pessoas?

A seguir, confira algumas tendências que podem ser muito interessantes para a sua empresa.

1. Home office

Essa é uma forte tendência da gestão de pessoas. Afinal, o home office está se tornando cada vez mais natural no cotidiano do mercado de trabalho. O colaborador desempenha sua função profissional em sua residência, sem a necessidade de cumprir horários no escritório. Assim, cria sua própria disponibilidade de horários para exercer suas funções.  

Também tem crescido a busca por freelancers, o que basicamente funciona com a terceirização de serviços tradicionais, sem registro em carteira. Os contratos são feitos para desempenhar uma função específica.

2. Softwares

Os softwares auxiliam na função organizacional das empresas, integrando sua equipe de funcionários e delegando, assim, multifunções. Por meio dessas ferramentas, é oferecido conhecimento geral a todos os colaboradores (incluindo os do home office e os freelancers).

Assim, há liberdade para que todos os profissionais ligados à empresa possam ter livre acesso às tarefas de seu colega, o que proporciona o surgimento de ideias que agregam valor aos serviços prestados.

3. Employer branding

A palavra branding, quando traduzida para o português, quer dizer se esforçar para agregar valores a uma marca. O employer branding tem a mesma intenção, mas com um foco diferente.

O branding tem como foco principal quem consome uma determinada marca. Já o employer branding tem seu direcionamento voltado para quem colabora com a marca. Ele cria atrativos para que o colaborador se empenhe em buscar seu lugar na equipe e faça parte do processo organizacional.

4. Propósito a ser trabalhado

Hoje em dia, a maioria dos colaboradores não aceitam mais uma vaga de emprego somente pelo salário ou pelos cargos que a empresa disponibiliza. Eles procuram um local de trabalho que tenha um propósito a ser trabalhado pelo funcionário para alcançar os objetivos.

5. Planejamento de carreira em w

Antes, existia somente uma forma de evoluir em sua carreira profissional: a maneira vertical em “Y”, que consiste no aperfeiçoamento técnico e em uma certa experiência. Depois disso, o profissional tinha que optar por duas alternativas: técnica ou gerência.

Com a evolução do mercado de trabalho e as multifunções que os profissionais de hoje executam, foi criada a opção em “W”, que permite que o profissional desempenhe a função de gestão de projetos. 

6. Investimento no lado humano dos profissionais

Um dos principais focos das tendências de gestão de pessoas é alimentar os profissionais que atuam na empresa. O objetivo é formar não só o colaborador, mas também o lado humano desse funcionário, expandindo esse fator para fora de seu local de trabalho.

Como se adaptar às tendências de gestão de pessoas?

As empresas devem se adaptar às tendências de gestão de pessoas, dando liberdade aos seus colaboradores para que possam se expressar e criar novas ideias, com um treinamento específico para a sua evolução profissional e pessoal.

Assim, é interessante aderir aos serviços de home office e freelancer, oferecendo ferramentas para que seus colaboradores tenham o conhecimento sobre várias áreas de seu segmento, desenvolvendo multifacetas e deixando de lado a mecânica do meio de trabalho tradicional. 

Agora que você ficou por dentro das tendências de gestão de pessoas, fique atento a elas para que sua empresa não perca espaço no mercado. 

Gostou do post? Então, assine nossa newsletter para receber mais conteúdos interessantes diretamente na sua caixa de entrada!