A transformação digital gerou incontáveis benefícios para o setor de Recursos Humanos, tais como a padronização e otimização das atividades. Com o uso de ferramentas de inteligência artificial, foi possível simplificar tarefas complexas e controlar melhor os indicadores. Ou seja, utilizar tais ferramentas é uma forma de estar um passo à frente em competitividade.

Assim, ao empregar a tecnologia no RH você pode alavancar seus resultados e minimizar a complexidade dos processos. Ficou interessado em criar um RH estratégico? Então, fique com a gente e confira os benefícios e as tendências da evolução digital para inovar em sua empresa:

Benefícios da evolução digital

Realizar manualmente as inúmeras tarefas do setor de Recursos Humanos vem se mostrando inviável ao longo do tempo. Cada vez mais, as empresas estão sendo obrigadas a agilizar suas atividades para se tornarem competitivas no mercado. Por isso, se configura indispensável a implantação da tecnologia no RH.

Com o uso das ferramentas tecnológicas, pode-se diminuir o tempo de realização de tarefas e minimizar a probabilidade de erros. A evolução digital possibilita o cumprimento de prazos e o aumento na produtividade, além de simplificar processos que antes eram de extrema complexidade.

Por que apostar em tecnologias úteis e simples

Torna-se necessário ressaltar que as organizações estão sendo cercadas o tempo todo por propostas de inovação no campo da tecnologia no RH. Isso é positivo, porém é primordial não se deixar levar pela emoção das promessas feitas.

Após adotarem uma tecnologia, muitos gestores acabam descobrindo que ela não era ideal para seus processos. Com isso em mente, aposte em ferramentas inteligentes e de simples acesso, que gerem resultados mais direcionados. Ignore os holofotes colocados na complexidade, pois, no final das contas, a facilidade no uso e equipes bem elaboradas é o que gera mais resultados.

Principais tendências para a gestão de RH

Ter um RH estratégico é trabalhar em prol do desenvolvimento de talentos e do sucesso da organização. Fazer uso da tecnologia para otimizar a gestão é de extrema relevância para o sucesso de uma empresa. Dentre as principais tendências e ferramentas, temos:

  • People Analytics: softwares de inteligência analítica responsáveis pela coleta de dados referentes ao comportamento dos colaboradores e dos talentos aspirantes a novas vagas na empresa. Auxilia no desenvolvimento dos profissionais e no processo de recrutamento e seleção;

  • Reachr: aplicativo de relacionamentos que possibilita a criação de perfis entre empresa e candidato. Quando ambos dão um “like” mútuo, se abre um chat e a primeira comunicação é possível. Auxilia no processo de recrutamento;

  • Big Data: ferramenta de inteligência artificial que armazena e analisa diversos dados coletados pela internet. Por meio dessa tecnologia, é possível ser rápido na identificação de oportunidades e problemas relacionados a comportamentos fraudulentos ou suspeitos antes que afetem a empresa.

Como vimos, a utilização da tecnologia no RH aumenta a produtividade e torna práticos até os procedimentos mais complexos. Para o gestor, incorporar em sua empresa o uso dessas ferramentas é um passo à frente na estrada do sucesso.

Interessou-se em aplicar essas ferramentas em sua empresa? Para mais dicas, assine a nossa newsletter!