Os avanços tecnológicos chegaram ao setor de recursos humanos trazendo mudanças que transformaram a forma como as empresas lidam com seus colaboradores. O People Analytics, por exemplo, é uma das mudanças recentes mais importantes para o setor de RH.

Ele nada mais é do que uma estratégia para coletar, organizar e analisar os dados e as informações sobre os colaboradores de uma empresa. Esses dados provêm de fontes distintas, como folha de ponto, taxa de absenteísmo, avaliação de desempenho, questionários e muito mais.

Neste texto, explicaremos por que o People Analytics é tão importante e como ele pode ajudar a sua empresa a tomar decisões corretas. Ficou interessado? Então, continue a leitura!

Auxilia no processo de seleção e de contratação

Para adquirir esse benefício, a empresa deverá coletar os dados de seus melhores colaboradores, verificar por que eles são considerados tão eficientes e, assim, traçar o perfil do candidato perfeito. A organização, então, começará a procurar candidatos que se alinhem às suas expectativas, ou seja, ao perfil criado com base nas pessoas que já são contratadas.

Antes, o contratante saía em busca de um profissional sem direção alguma. Ele apenas analisava os currículos e contratava uma pessoa que acreditava ser útil para a empresa — o que, muitas vezes, não acontecia como o esperado. Agora, é o candidato que tem que se encaixar ao perfil do contratante.

Dessa forma, a instituição pode fazer contratações mais certeiras, pois o perfil foi traçado com base nos indivíduos que já geram lucros para a empresa. Logo, se o candidato se encaixa ao perfil exigido, é bem provável que ele também traga lucros.

Melhora a sua compreensão sobre o que motiva os colaboradores

Um dos objetivos do setor de RH é aumentar a motivação dos colaboradores para que eles gostem, cada vez mais, de trabalhar na sua empresa. Com o People Analytics, o RH será capaz de realizar essa tarefa com precisão.

Ao conhecer cada um de seus colaboradores a fundo, você será capaz de entender quais são suas metas e objetivos individuais. Dessa forma, conseguirá criar projetos que saciem essas aspirações. Com isso, os seus funcionários trabalharão mais motivados e satisfeitos.

Ajuda a diagnosticar problemas

Existem muitos problemas que, no início, podem parecer pequenos, mas que, depois de algum tempo, afetam toda a empresa. Para o setor de RH, o People Analytics é importantíssimo principalmente por esse motivo. Alguns problemas que antes passavam despercebidos podem ser detectados graças às informações valiosas da ferramenta.

Assim, o setor de RH poderá detectar esses problemas logo no início e resolvê-los antes que eles virem um obstáculo para a empresa como um todo. É claro que, para que essa estratégia dê certo, não basta apenas ter acesso aos dados e identificar a adversidade, o RH deve contar com uma boa gestão de conflitos para pôr fim ao problema em questão.

Muitas pessoas ainda desdenham da automatização do setor de RH e do uso de tecnologias. Entretanto, após este texto, fica difícil não acreditar que o People Analytics ajuda a empresa. A questão é saber o que fazer com os dados e as informações que a estratégia fornece. Saiba usar essa ferramenta, assim, a sua organização chegará longe!

Gostou do conteúdo? Você já tinha ouvido falar sobre o People Analytics? Conte-nos a sua experiência com a estratégia e também a sua opinião sobre o texto nos comentários!