Empresas com boas práticas de RH têm desempenho, em média, 51% superior ao mercado. Todavia, para isso, não basta cumprir as rotinas de departamento pessoal, é preciso ir além e investir na gestão estratégica de pessoas.

Em suma, essa gestão consiste em uma nova forma de olhar para os funcionários. Não como simples recursos, porém, como partes interessadas e cruciais ao êxito da firma. O intuito é atingir os objetivos genéricos por meio de colaboradores motivados e competentes.

Nós próximos tópicos, nos dedicamos a explicar como aplicar a gestão estratégica de pessoas na prática e obter ótimos resultados. Por isso, continue lendo com atenção.

Monitore os atuais indicadores

Há uma enorme quantidade de métricas e indicadores que determinam ou sinalizam o sucesso da gestão de pessoas, como a assiduidade do time e o nível de turnover. Ao conhecê-los, é possível entender os atuais resultados e promover melhorias pontuais.

Por esse motivo, inicie definindo um conjunto de indicadores alinhados aos objetivos genéricos do RH e/ou da empresa. O número de indicadores pode variar bastante, mas é interessante que fique entre 5 e 8. Assim, terá uma visão mais sistêmica e acertada.

Formule equipes de alto desempenho

Um segundo passo para a gestão estratégica é a formulação de verdadeiras equipes. Sem bons times de trabalho, as metas e objetivos desafiadores dificilmente poderão ser conquistados. Infelizmente, a maioria das empresas não tem boas equipes.

Para formular uma equipe de alta performance, busque por talentos com habilidades complementares, estimule todos a perseguir um mesmo objetivo e invista no diálogo no local de trabalho. Além disso, é preciso de uma liderança efetiva e exemplar.

Conte com estratégias de marketing

Para obter grandes resultados por meio da gestão de pessoas, é necessário atrair e reter profissionais de ponta. Mas essa não é uma tarefa fácil. No Brasil, cerca de 61% dos empregadores afirmam ter dificuldades para preencher postos de trabalho.

Há muitas estratégias de marketing que podem ajudar a superar esse desafio, como a criação de uma forte marca empregadora, o uso de campanhas de incentivo e ações de endomarketing. O intuito é tornar os profissionais verdadeiros promotores da marca.

Direcione a cultura organizacional

A cultura organizacional é um dos elementos mais importantes do local de trabalho, pois influencia a forma como as pessoas pensam, agem e reagem dentro da empresa. Entre os setores da empresa, o RH é o principal responsável pelo direcionamento da cultura.

Para tanto, é necessário contratar pessoas alinhadas à cultura, desligar aquelas que não compartilham dos valores da empresa, criar boas campanhas de endomarketing e comunicação interna. Assim, o RH direcionará a cultura que proporcionará o crescimento da empresa.

Enfim, há diferentes maneiras de colocar a gestão estratégica de pessoas em prática. É preciso monitorar os atuais resultados, definir objetivos desafiadores, criar equipes de alto desempenho, formular táticas de marketing interno e comunicação, e estabelecer uma cultura organizacional diferenciada.

Agora que entende do assunto, que tal aprender sobre como estabelecer um código de cultura ideal em sua empresa? Logo, poderá obter grandes resultados. Confira!