Não é difícil encontrar gestores preocupados com o engajamento de suas equipes. Afinal, esse é um fator delicado que influencia diretamente na produtividade e nos lucros. Por isso, dispor de estratégias para aumentar a motivação de profissionais é fundamental.

Para isso, é necessário mudar também o mindset dos líderes da empresa, colocando o bem-estar dos funcionários à frente. Esse conceito, conhecido como “people first”, valoriza mais o capital humano, pois se entende que ele reflete na imagem e nos resultados da organização.

Nesse sentido, o RH tem um papel central nessa mudança de mentalidade e no desenvolvimento de técnicas para aumentar a motivação das equipes. A seguir, veja algumas delas para engajar seus colaboradores.

1. Desenvolva a cultura da empresa

A cultura é a espinha dorsal de uma organização. Com base na missão, visão e valores da empresa são traçados objetivos de curto a longo prazo.

Para motivar os times, a cultura organizacional precisa estar bem estruturada e ter valores sólidos. Além disso, é essencial que haja um propósito relevante e definido para nortear e motivar o trabalho dos profissionais.

Assim, é preciso partilhar os valores ricos da empresa para que todos trabalhem unidos por um objetivo em comum.

2. Implemente metas de desempenho

Deixar os colaboradores trabalhando sem o entendimento claro de seus objetivos é um grande equívoco que muitos gestores cometem.

A definição de metas é uma estratégia que visa também garantir que o foco seja mantido, que as equipes saibam para onde estão indo e qual o papel de cada profissional nos resultados gerais da empresa.

3. Forneça condições de trabalho adequadas

Outro fator que pode tirar a motivação de seus colaboradores é o trabalho em condições ruins ou com ferramentas inadequadas.

Basta pensar na quantidade de tempo que um funcionário passa no local de trabalho por dia para entender que o ambiente organizacional precisa ser agradável e bem estruturado. Do contrário, pode gerar problemas físicos e psicológicos.

4. Promova uma comunicação transparente

Os ruídos de comunicação na rotina organizacional também afetam a motivação dos colaboradores. Por vezes, profissionais de hierarquias mais altas são inacessíveis, impossibilitando que os funcionários exponham suas opiniões.

Desse modo, dispor de uma comunicação transparente, mais horizontal e acessível é mais uma forma de aumentar a motivação.

Para isso, invista em ferramentas que ajudem você a entender os níveis de satisfação dos colaboradores e suas ideias, além de incentivar trocas constantes de feedback.

5. Desenvolva um plano de carreira e capacitação

Os colaboradores também podem se sentir desmotivados se não tiverem expectativas de crescimento na empresa em que atuam.

Para corrigir esse problema, o RH pode sugerir a criação de planos de carreira e programas de desenvolvimento, além de oferecer treinamentos de liderança e atualizações constantes.

Motivar pessoas é a chave para resultados ainda melhores em sua empresa, e isso vai muito além de lucros financeiros. Para isso, o trabalho precisa ser feito com propósito e em um ambiente saudável para fortalecer a cultura e a imagem da companhia.

Gostou dessas estratégias para aumentar a motivação de funcionários? Então você vai gostar de ler também as 4 razões para investir em treinamentos dos colaboradores.