Inserir ações sustentáveis no cardápio de um restaurante se tornou uma prática necessária. Afinal de contas, a preocupação com um consumo mais consciente se tornou comum entre consumidores e empreendimentos de todo o mundo. Diversos negócios descobriram, por meio de ações simples, que podem contribuir com a preservação do planeta e, consequentemente, agregarem valor à sua marca.

Ter um restaurante com esse perfil depende da adoção de novos hábitos. E foi pensando nisso que criamos este post. A seguir, compartilhamos com você quais são as responsabilidades socioambientais que precisam ser aplicadas no seu restaurante. Confira:​

1. Reciclagem de lixo

Os restaurantes são considerados os principais produtores comerciais de lixo, e a reciclagem é o melhor caminho para realizar a gestão de resíduos. Por essa razão, o seu restaurante deve iniciar a separação total do lixo e realizar o descarte adequado.

De qualquer forma, também será necessário destinar o lixo orgânico para tratamento, incentivar o consumo consciente dos alimentos e fazer uso consciente de embalagens e de outros itens recicláveis.

2. Utilização de alimentos orgânicos

A procura por cardápios saudáveis, montados à base de alimentos orgânicos, aumentou nos últimos anos. Isso significa que cada vez mais clientes estão dando preferência às frutas, às carnes, aos cereais, às verduras e aos legumes produzidos sem agrotóxicos ou sem produtos sintéticos.

Aderir a essa nova mentalidade proporciona não somente qualidade de vida, mas oferece total credibilidade e confiança a todos aqueles que costumam frequentar o seu restaurante.

3. Economia de luz e de água

Ter responsabilidades socioambientais também inclui economizar recursos como água e energia elétrica.

Para colocar tudo isso em prática, é simples: basta instalar temporizadores ou redutores de vazão nas torneiras e nas descargas, por exemplo. Além disso, aproveite a luz natural, substitua as lâmpadas convencionais por LED e invista em sensores de presença para evitar que as luzes fiquem acesas sem necessidade.

4. Mudança de hábitos na cozinha

Parece óbvio, mas não custa lembrar: se o seu restaurante quer ter novos hábitos, é necessário mudar os velhos. Em outras palavras, aderir à sustentabilidade não é fácil, mas você pode começar essa mudança com passos simples. Por exemplo:

  • aderir ao óleo reciclado;

  • comprar ingredientes diretamente de produtores orgânicos;

  • evitar incluir espécies em extinção no cardápio, como aves e peixes;

  • dar preferência a materiais de limpeza biodegradáveis;

  • usar água filtrada em jarras e dispensar a utilização de embalagens;

  • entre outras atitudes que ajudam a promover qualidade de vida.

5. Ações socioambientais na região

Para alguns restaurantes, se preocupar com a responsabilidade socioambiental significa fazer parte de um projeto maior. Por isso, diversas empresas desenvolvem ações que incentivam a população a melhorar os seus hábitos de consumo e de alimentação saudável.

Sem dúvidas, criar ou fazer parte desses projetos é um grande diferencial que torna o seu restaurante uma referência no mercado.

Você está pronto para colocar essas dicas sobre responsabilidades socioambientais em prática no seu restaurante? Ficou com alguma dúvida sobre o assunto ou tem alguma ideia para acrescentar? Então deixe um comentário em nosso post!