É crescente o número de empresas que estão passando a dar mais atenção à qualidade de vida de seus colaboradores.

Gestores de pequenas e grandes organizações perceberam que funcionários satisfeitos e engajados são mais produtivos e, consequentemente, geram resultados melhores.

Além disso, o bem-estar das equipes é um fator importante para a manutenção do clima organizacional e da imagem da empresa, afetando novas contratações e também a retenção de talentos.

Mas será que você sabe quais fatores realmente influenciam na qualidade de vida dos profissionais da sua organização? Continue a leitura e descubra também como a empresa pode ajudar!

1. Saúde física e emocional

É claro que ao pensarmos em bem-estar, logo relacionamos à saúde física de um indivíduo. Com certeza, o cuidado com esse aspecto é fundamental.

Consultas periódicas, rotinas de atividades físicas e acompanhamento médico para pessoas com doenças já diagnosticadas são essenciais para a qualidade de vida.

Agregado a isso, o cuidado com a saúde emocional não pode ser deixado de lado, lembrando, inclusive, que muitas doenças físicas são influenciadas pelo psicológico.

2. Flexibilidade na rotina

Trabalhar sob extrema pressão de horários é algo que prejudica o bem-estar de qualquer pessoa. Esse é um fator que pode ser revertido com políticas mais flexíveis na empresa.

Atualmente, é comum organizações adotarem um sistema que permite que os colaboradores adaptem seu horário, chegando um pouco mais tarde e saindo mais tarde ou vice-versa.

O home office também é uma solução inteligente para profissionais que moram longe do local de trabalho ou querem passar mais tempo com suas famílias.

3. Oferta de benefícios

Um estudo da Glassdoor apontou que quatro em cada cinco profissionais entrevistados prefeririam receber benefícios da empresa do que um aumento.

A oferta de benefícios mostra que a organização valoriza o colaborador e preocupa-se com sua qualidade de vida.

Entre os benefícios que podem elevar o bem-estar e a satisfação dos colaboradores estão plano de saúde, vale-alimentação, licença maternidade e paternidade expandida, descontos em serviços e acesso a um restaurante corporativo e áreas de lazer na empresa.

4. Ambiente agradável

Fomentar um ambiente organizacional saudável é mais uma forma que os gestores podem encontrar para colaborar com a qualidade de vida de seus funcionários.

Investir em espaços agradáveis, claros e limpos é fundamental para garantir que as equipes trabalhem mais satisfeitas. Além disso, oferecer locais apropriados para descanso, lazer e refeições também é uma forma de valorizar o capital humano da empresa.

5. Apoio da gestão

Por fim, é imprescindível que toda a gestão esteja alinhada no propósito de investir na valorização dos profissionais. Assim, ações para a melhora da qualidade de vida se tornarão uma realidade efetiva na corporação.

Entre as ações que a liderança pode desenvolver estão:

  • programas de conscientização sobre alimentação saudável;
  • incentivo à atividade física;
  • oportunidade de flexibilização de horários;
  • participação em eventos com foco em bem-estar.

Viu como sua empresa tem um papel fundamental na qualidade de vida dos colaboradores? Esperamos que este post tenha ajudado você a trabalhar estratégias que contribuam para o bem-estar dos funcionários e aumento dos resultados em sua organização.

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