Muitas vezes, bate aquela preguiça no fim da tarde, não é verdade? Para evitar a fadiga nesse período, existem alimentos que dão energia e disposição suficientes para enfrentar o restante do expediente. Sabemos que há alguns atenuantes, como o café. Porém, passados os seus efeitos, o cansaço é acumulado — o que provoca um círculo vicioso.

O que vamos mostrar neste post são os 4 tipos de alimentos que lhe darão energia de forma mais duradoura. Dessa forma, o seu dia será muito mais produtivo e longe da exaustão. Acompanhe!

Entenda quais são os riscos do cansaço no dia a dia

Prazos, entregas, contas, problemas… As situações estressantes são tão comuns que, quase sempre, não pensamos no quanto, em longo prazo, elas exigem do nosso corpo e da nossa mente.

Quando o cansaço não está ligado a doenças crônicas, algumas mudanças de hábitos solucionam esse problema. Contudo, muitas pessoas não percebem o quanto um dia com indisposição afeta diretamente a qualidade de vida.

Veja, a seguir, os riscos que isso pode trazer.

Perda de memória

Quem dorme pouco e vive constantemente com a mente fadigada tende a ter a memória prejudicada. O processo de fixação de lembranças acontece no estágio mais profundo do sono, também chamado de Rapid Eye Movement (R.E.M) — movimento rápido dos olhos, na tradução.

Quando a pessoa não consegue dormir, o cérebro dela não é submetido a esse procedimento, comprometendo a conservação da memória. A consequência é que até mesmo as coisas simples do dia a dia são facilmente esquecidas.

Bloqueio criativo

Muitas empresas sofrem com funcionários com baixo rendimento. Isso acontece por conta do cansaço, que afeta diretamente a produtividade deles. O esgotamento físico, mental e emocional inibe qualquer possibilidade de inovação e criatividade.

O bloqueio criativo não acomete um grupo específico de profissionais, mas todos aqueles que se privam de uma boa noite de sono.

Risco de morte

O número de acidentes que acontecem no trânsito por falta de atenção dos condutores é cada vez maior. Por isso, quando estamos cansados, jamais devemos dirigir ou ficarmos em qualquer outro tipo de situação que ofereça riscos.

Quando o corpo e a mente estão fadigados, eles ficam mais suscetíveis a acidentes que colocam a nossa e a vida de outras pessoas em risco.

Aumento de peso

A falta de sono e, consequentemente, o cansaço físico e mental fazem com que nos alimentemos mal. Por esse mesmo motivo, ela está associada ao aumento de peso e, em alguns casos, ao diabetes.

A explicação para esse fato é que dormir pouco, além de aumentar o apetite, eleva também a resistência à insulina. Descansar bem, portanto, é primordial para a regulação do metabolismo.

Ansiedade

O cansaço é fator de muito estresse para o organismo. Ele entende a falta de descanso como uma não adaptação. Por isso, o corpo reage com uma grande quantidade de hormônios, como adrenalina e cortisol, trazendo ansiedade e sensação de irritabilidade no cotidiano.

Descontrole emocional

O cansaço é inimigo da inteligência emocional, já que ele deixa o indivíduo muito mais reativo e impulsivo. No dia a dia, principalmente no meio corporativo, isso é bem prejudicial, uma vez que atrapalha o processo de criação, de comunicação e, consequentemente, de socialização.

Para evitar esses problemas, uma boa dica é a rotina, inserindo atividades físicas e uma alimentação saudável no dia a dia.

Descubra os 4 alimentos que combatem o cansaço

Agora sim. Confira 4 alimentos que dão energia e, por isso, você pode consumir para deixar as suas tardes muito mais ricas.

1. Frutas

O açúcar natural presente nas frutas dá energia suficiente para combater o sono. Um smoothie no lanche da tarde, por exemplo, faz com que essa energia seja liberada facilmente. Entretanto, se você estiver com pouco tempo para interromper o que está fazendo e preparar um lanche, coma algo mais prático, como uma banana ou uma maçã.

Veja, a seguir, as vantagens de algumas frutas que vão mudar a sua rotina, inserindo muito mais disposição!

Banana

Além de todos os benefícios que ela oferece, a banana ajuda a manter a glicose estável e ameniza a digestão, que demanda muito da sua energia.

Ela também possui substâncias que ajudam a controlar o sono e o humor, além de prevenir distúrbios emocionais. Além disso, o potássio combate a apatia, a fadiga, as câimbras e a fraqueza muscular.

Açaí

Essa é uma fruta altamente energética por causa da sua concentração de carboidratos e da sua ajuda no controle da pressão arterial. Os carboidratos presentes no alimento dão cerca de 60% da energia necessária para o funcionamento diário do organismo.

Guaraná

Atenção: não estamos falando do refrigerante! A cafeína presente nessa fruta estimula o sistema nervoso e ajuda a aumentar o ânimo e a disposição. Acrescente guaraná em sucos e vitaminas para usufruir de todos os benefícios.

Goji berry

Ele aumenta a sua energia e libera hormônios. O goji berry também incrementa a capacidade de o seu corpo de suportar o estresse e faz com que você tenha o humor, a mente e a memória mais saudáveis.

Coco

Uma água de coco pode cair muito bem para combater o sono, pois os óleos presentes nela são facilmente transformados em energia.

2. Cereais integrais

Esses alimentos possuem os carboidratos que precisamos diariamente.

Cereais processados também dão energia — porém, ela vai embora rapidamente. Já os alimentos integrais demoram a ser digeridos e dão uma energia mais contínua. Assim, um pão integral, por exemplo, causa menor perda de energia que um pão branco.

Alguns dos melhores cereais disponíveis no mercado são a quinoa e a aveia. Esses alimentos dão mais disposição e deixam uma sensação de saciedade entre as refeições. Além disso, eles ajudam a controlar o açúcar do sangue.

Um cuidado que você deve tomar é, ao comprar alimentos, conferir se eles realmente são integrais. Existem muitos produtos no mercado que apenas aparentam ser saudáveis, mas, na verdade, não são.

3. Chocolate

Esse é o queridinho da maioria entre os alimentos da nossa lista. O chocolate possui um estimulante similar ao da cafeína. Além de dar energia, melhora o humor e lhe deixa mais animado e em estado de alerta.

Comer um pequeno pedaço na sobremesa faz bem — quanto mais puro (amargo), melhor. Outra vantagem do chocolate é que ele beneficia o funcionamento do coração. E sabemos que quando esse órgão está saudável, ele bombeia melhor o oxigênio pelo organismo, dando mais disposição.

4. Nozes, castanhas e amêndoas

Essas são as chamadas oleaginosas, que ajudam a transformar o açúcar em energia. Elas possuem substâncias que combatem o estresse e auxiliam a memória. Uma boa dica é que você guarde na sua bolsa/mochila um saquinho com esses alimentos e vá consumindo ao longo do dia, com moderação.

E você, conhece outros alimentos que dão energia para rebater aquele cansaço do fim da tarde? Então, conte para a gente nos comentários!