Um gestor tem que lidar com inúmeras tarefas ao longo do dia, e a tecnologia é um apoio para evitar erros. As ferramentas de produtividade não só auxiliam na organização do trabalho como também ajudam a ganhar tempo.

Sites e aplicativos transformam o gerenciamento em uma atividade mais eficiente. O profissional ainda conta com a possibilidade de compartilhar e acompanhar tarefas com sua equipe e com a mobilidade que a tecnologia proporciona. E sabemos que quando seu tempo de trabalho é mais eficiente, você ganha qualidade de vida.

Pensando nisso, fizemos uma seleção de 6 ferramentas de produtividade para ganhar tempo na empresa. Vamos conhecê-las?

1. Drive

Este é o sistema de armazenamento na nuvem do Google (desktop, iOS e Android), que possui, inicialmente, 15 GB. Com ele, você pode salvar todo tipo de arquivo e depois acessá-los de qualquer lugar.

A grande vantagem do Drive é que ele se integra às ferramentas essenciais como documentos, planilhas e apresentações, equivalentes ao pacote Office. Além disso, o Drive está conectado ao Gmail, o que facilita a anexação de arquivos.

Os arquivos também podem ser editados de forma compartilhada com outros colegas, o que garante agilidade no seu dia a dia. O Drive também é uma boa ferramenta de backup.

2. Trello

Quem precisa de um gerenciador de projetos tem uma boa opção com o Trello (desktop, iOS e Android). Ele simula um quadro — os chamados boards — dividido em colunas, que podem ser etapas de um projeto. Para cada lista, você define os cards, que são as tarefas relacionadas àquela etapa. Também é possível inserir links, subtarefas e anotações e o administrador conta com calendário e a possibilidade de compartilhar os boards.

Uma das grandes atratividades é que o seu funcionamento é simples e intuitivo. Dessa forma, fica fácil organizar e acompanhar projetos, dos mais simples aos mais complexos.

3. Forest

Manter o foco é uma das maiores dificuldades atualmente. Com tanta distração disponível, às vezes uma ajuda externa pode ser uma boa opção para não se dispersar e ganhar tempo.

O Forest (iOS e Android) é a ferramenta é ideal para quem precisa de concentração. Ele é um misto de game com app de produtividade. Funciona assim: você precisa fazer com que árvores cresçam e, para isso, não deve usar o celular. Assim, quanto mais tempo longe do smartphone, mais pontos você acumulará.

Esse game pode ser a motivação que sua equipe precisava para manter o foco.

4. Evernote

Esta é uma das ferramentas mais usadas por quem precisa de organização. No Evernote (desktop, iOS e Android), você cria blocos de notas e agrupa suas ideias em cadernos. Neles, é possível também anexar arquivos como PDFs, links e fotos. A versão paga tem um workchat, um canal de comunicação com membros inscritos.

5. Skype

Hoje, as reuniões não precisam mais ser presenciais. Isso facilita a vida do grupo de trabalho e agiliza a tomada de decisões.

Com o Skype (desktop, iOS e Android), você faz chamadas de voz e vídeoconferências. Assim, se um membro de sua equipe estiver fora do escritório, não é necessário adiar uma reunião.

6. Hashtrack

Plataforma de acompanhamento de equipe e projetos, o Hashtrack permite controle de tempo dedicado a cada tarefa ou cliente. Com essa ferramenta, fica mais fácil estimar o prazo de cumprimento de projetos com a visualização de horas trabalhadas. O gestor pode montar equipes, analisar os custos e fazer anotações sobre o andamento.

A ferramenta se integra com o Drive e Trello e gera relatórios em PDF e para o Excel. Tudo funciona online, sem aplicativos. Por isso, usuário deve acessar a versão mobile da ferramenta no navegador do smartphone.

Você curtiu as dicas de ferramentas de produtividade para ganhar tempo na empresa? Tem outra sugestão para dar? Então deixe seu comentário e compartilhe sua ideia com a gente e os outros leitores!